Prefeitura de Pinheiral disponibiliza IPTU online com desconto até 05 de maio

Imposto poderá ser pago em até 8x

Os moradores de Pinheiral já podem emitir suas guias de IPTU pelo site da Prefeitura, através do link: https://e-gov.betha.com.br/cdweb/03114-323/main.faces e poderão efetuar o pagamento até 05 de maio, em cota única, com 10% de desconto ou primeira parcela, sem desconto. Vale ressaltar que neste ano, fica reajustado o valor da Unidade de Referência Fiscal -URF em 5,90%, passando para R$ 4,72, conforme IPCA-E-2022, a vigorar no exercício financeiro de 2023.

O débito poderá ser pago em até oito parcelas (dependendo do valor do Imposto) sendo a primeira com data de vencimento em 05 de maio. Outro ponto que será verificado nos carnês é a cobrança das Taxas de Limpeza Pública e Coleta de Lixo, que é uma exigência do Novo Marco Legal do Saneamento Básico (Lei Federal 14.026, de 15 de julho de 2020) e tem como objetivo permitir aos municípios dar maior eficiência à prestação do serviço de coleta de lixo, limpeza pública e manejo dos resíduos sólidos, cujos custos são muito altos e acabam comprometendo outros investimentos. Importante ressaltar também que o Novo Marco do Saneamento estabelece que os municípios que não cobrarem o serviço de coleta de lixo no prazo, poderão enfrentar consequências legais, como: perder benefícios fiscais do governo federal em várias áreas ou o gestor público municipal responderá por improbidade administrativa por renúncia de receita pelo descumprimento à Lei de Responsabilidade Fiscal.

O valor do carnê pode ser dividido em até oito parcelas mensais e sucessivas: 1.ª parcela-05 de maio,

2.ª parcela -07 de junho

3ª. Parcela- 07 de julho

4ª parcela- 04 de agosto

5.ª parcela - 08 de setembro

6. ª parcela- 06 de outubro

7.ª parcela- 07 de novembro

8ª. parcela- 06 de dezembro.

O IPTU poderá ser pago nos Bancos Itaú, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e nas Lotéricas ou através de QR Code pagando em qualquer banco de sua preferência caso emita pela internet (no caso do carnê não há a opção do QR CODE). Os carnês continuarão e serão entregues a partir do mês de abril. São várias as opções e possibilidades de pagamento, então faça sua parte e continue ajudando Pinheiral a crescer e com mais qualidade de vida. Você paga o IPTU e o seu Imposto retorna em melhorias para a cidade! Caso o contribuinte não concorde com o valor de seu IPTU, poderá procurar a Secretaria de Finanças, na sede da Prefeitura de Pinheiral, Rua Justino Ribeiro, nº 228, no Bairro Ipê, para revisão dos valores cobrados.