2ª Edição do projeto #TônoRio em Pinheiral atrai centenas de pessoas

Evento foi realizado nas Praças Brasil e Teixeira Campos

Dos dias 25 a 27 de agosto, a população de Pinheiral recebeu o projeto itinerante Inverno #TôNoRio, uma iniciativa da Secretaria Estadual de Turismo (Setur-RJ) e da TurisRio ,com o apoio da Prefeitura de Pinheiral, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Lazer, Juventude e Turismo(SEMECULT). Foram três dias de festividade com shows de artistas locais e atrações gratuitas para toda a família. O evento reuniu centenas de pessoas e nem o tempo chuvoso afastou o público. Dentre a programação, o encontro de artesãos com as cidades de Barra Mansa e Rio Claro, que puderam trocar experiencias sobre vendas e exposição de produtos.

O objetivo da festividade foi movimentar a economia da cidade, promover turismo, lazer e entretenimento para as famílias. O projeto acontece em um contêiner onde são exibidas fotos e paisagens dos destinos fluminenses e que serve também como palco para os shows musicais e os visitantes puderam obter informações das 12 regiões turísticas do estado e assistir a apresentações musicais no estande instagramável, durante todo o fim de semana.

A secretária da pasta, Aline Gouvêa, destacou o sucesso de mais uma edição e enalteceu a importância do evento para o município.

- É importante recebermos em Pinheiral eventos que ajudam a fomentar o turismo e mais uma vez, o projeto #tônorio, da Secretaria de Estado de Turismo, contemplou nossa cidade reunindo nossos artistas locais, artesãos da cidade, de Rio Claro e Barra Mansa e instituições. Agradeço ao secretário da Setur-RJ, Gustavo Tutuca, por contemplar o nosso interior, a toda a minha equipe de cultura pelo empenho, em especial, a diretora Tânia Amorim e a todos que estiveram prestigiando os três dias de evento- destacou.

A diretora de Cultura, Tânia Amorim afirma que os três dias de festividade fortaleceram as vendas dos artesãos e proporcionou oportunidades para os músicos locais.

- As atrações foram gratuitas e acreditamos que os munícipes se divertiram e aproveitaram para cantar e se alegrar conosco. Já estamos na expectativa para a próxima edição- disse.

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Cultura, Turismo, Eventos, Esporte e Lazer de Rio Claro, Claúdia Elias, agradeceu pelo convite e expressou a alegria em participar do projeto.

-  A vinda para Pinheiral foi importante, principalmente para o setor do artesanato de Rio Claro, pois o nosso objetivo é apresentar as oportunidades e diversidade de produtos. A troca de experiências entre as cidades vai gerar mais conhecimento para os artistas- afirmou.

A festa começou na sexta-feira(25), com a apresentação dos músicos Danilo Andrade, Jeferson Torres e Marcos Russoni. No (26), foi realizado o Encontro dos Artesãos de Pinheiral com os de Barra Mansa e Rio Claro.  Logo após, show com a banda F. Samba e  Gustavo Sabença.

No domingo (27) pela manhã foi realizado o encontro beneficente de fuscas e carros antigos que reuniu diversos modelos que chamaram a atenção do público que pôde conferir de perto as variedades de modelos expostos e logo após,  show com o músico Nandão. À tarde, Festival de bingo do Rotary Club e apresentação do grupo musical Somos das Antigas, que homenageou o Mc Marcinho, falecido na última sexta-feira, 25, vítima de falência múltipla dos órgãos. No final da tarde, o cantor Sílvio Nogueira, fez o diferencial, preferindo realizar sua apresentação musical no “chão” por conta da chuva e isso agradou muito quem estava na expectativa dos shows que por vezes não acontecem devido ao  tempo chuvoso. À noite, encerrando a programação, a cantora sertaneja, Rebecca Dias.