Equipe do Banco de Olhos faz Panfletagem em Hospital de Pinheiral

Saiba mais!

A equipe técnica do setor de transplantes do Hospital São João Batista esteve na manhã desta segunda-feira (25/09) no Complexo Hospitalar Prefeito Aurelino Gonçalves Barbosa, em Pinheiral, entregando panfletos e explicando o processo de doação de órgãos para pacientes do município. O objetivo da ação realizada em parceria com a Secretaria de Saúde, da Prefeitura de Pinheiral, é despertar a atenção para importância de se tornar um doador.

A coordenadora do Banco de Olhos de Volta Redonda, Michele Antoniol, explicou a importância da parceria com Pinheiral.

"O banco de olhos atende 34 municípios na região e agora Pinheiral se tornou um hospital parceiro. Já tivemos uma capitação realizada no próprio hospital e inclusive, foi realizado com sucesso o primeiro transplante de córnea em Pinheiral", destacou Michele.

Xenia Andrade, enfermeira responsável pelo setor de transplantes do Hospital São João Batista, explicou a importância do trabalho de conscientização.

"Estamos tentando fazer essa sensibilização porque tem muitas pessoas morrendo nas filas a espera de transplante. A doação não é compulsória, então essa decisão pertence à família. A família é quem tem que decidir se vai fazer a doação dos órgãos ou não. Então tentamos fazer esse trabalho, porque na nossa cultura não estamos acostumados a falar sobre a morte. As pessoas têm muitas informações distorcidas sobre a doação de órgãos. Então o nosso trabalho é para conscientizar as pessoas. Nosso objetivo é tentar diminuir essa fila de espera, porque mesmo que a família esteja em sofrimento pela perda de seu ente querido, pode fazer sorrir outras famílias. Um doador salva outras oito vidas", explicou Xenia