ID Jovem será lançado nesta sexta-feira em Pinheiral

Saiba mais!

O prefeito de Pinheiral, Ednardo Barbosa, juntamente com o secretário de Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro, Gustavo Tutuca, fará nesta sexta-feira (29/09), às 9 horas, o lançamento do Programa ID Jovem, no Centro Municipal de Ensino Roberto Silveira, no Centro, em Pinheiral. A ação é realizada em parceria entre a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Rio de Janeiro - Seelje, a Seeduc RJ, a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Social e a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, da Prefeitura de Pinheiral.

O Programa ID Jovem garante aos jovens de baixa renda acesso a benefícios relacionados ao Direito à Cultura e ao Direito ao Território e à Mobilidade, do Estatuto da Juventude (Lei nº12852/2013). Segundo a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Patrícia Rivelo, o programa é destinado à pessoa com idade entre 15 e 29 anos que pertence à família com renda mensal de até dois salários mínimos, inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e estar com o cadastro atualizado há pelo menos 24 meses.

"É muito importante essa identidade jovem, pois garante aos jovens em situação de vulnerabilidade acesso a benefícios relacionados aos eventos artístico, culturais e esportivos importantes para o desenvolvimento da juventude e, que muitas vezes, por ser um público que vive dificuldade, em especial no aspecto financeiro, com o programa terá essa oportunidade", disse.

Entre os benefícios os jovens terão direito à meia entrada, que é o pagamento de metade do preço (50%) do ingresso cobrado para a venda ao público em geral, em eventos artístico-culturais e esportivos; Reserva de duas vagas gratuitas em cada ônibus, comboio ferroviário ou embarcação do serviço convencional de transporte interestadual de passageiros e duas vagas com desconto de 50%, no mínimo, no valor das passagens, a serem utilizadas depois de esgotadas as vagas gratuitas; Emissão gratuita da Carteira de Identificação Estudantil aos jovens de baixa renda que são estudantes.