Noticias

Ednardo Barbosa e Gustavo Tutuca lançam ID Jovem em Pinheiral

Saiba mais!

O acesso a benefícios relacionados ao direito à Cultura e ao direito ao Território e à Mobilidade - que estão previstos no Estatuto da Juventude (Lei nº12852/2013)-, a partir desta sexta-feira (29/09) estarão mais acessíveis à realidade dos jovens de Pinheiral. Ação que foi oficializada com o lançamento do Programa ID Jovem feita pelo prefeito de Pinheiral, Ednardo Barbosa junto com a sua vice-prefeita e secretária Municipal de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Sediene Maia e o secretário de Ciência e Tecnologia e Desenvolvimento Social do Estado do Rio de Janeiro, Gustavo Tutuca, no Centro Municipal de Ensino Roberto Silveira, no Centro, em Pinheiral.

O programa realizado em parceria entre a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Rio de Janeiro - Seelje, a Seeduc RJ, a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Social e a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, da Prefeitura de Pinheiral é destinado à pessoa com idade entre 15 e 29 anos que pertence à família com renda mensal de até dois salários mínimos, inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

"Agradeço ao meu amigo e secretário de Ciência e Tecnologia Desenvolvimento Social, do Estado do Rio de Janeiro, Gustavo Tutuca por todo empenho e carinho que vem demonstrando não só com a região, mas com Pinheiral. Um agradecimento especial aos jovens que farão parte desse programa e Pinheiral fica muito feliz em abraçar essa causa, principalmente nós, que estamos a todo o momento, investindo no que é relacionado a juventude", disse o prefeito.

Ednardo aproveitou para dar boas notícias como os R$ 4 milhões em emenda conseguidos em na sua ida à Brasília e sobre a parceria com a Faetec para novos cursos.

"Mesmo com toda dificuldade financeira do país e o município não foge disso, estamos fazendo o nosso dever. A maior demonstração é o pagamento que está sendo depositado hoje, pois os salários dos funcionários estão em dia. Além disso, temos buscado não deixar faltar para serviços essenciais como a Saúde e a Educação. A melhoria da merenda escolar é uma realidade no nosso governo, assim como, temos batalhado por melhorias no nosso hospital. Ontem estive em Brasília e já consegui garantir mais R$ 4 milhões em emendas parlamentares. Além disso, o município vai entrar com uma parceria com a Faetec para reforçar não só os cursos já existentes, mas também expandir com outros relacionados ao que a região necessita", destacou o prefeito.

Já o secretário de Ciência e Tecnologia Desenvolvimento Social, do Estado do Rio de Janeiro, Gustavo Tutuca falou da importância do programa e destacou as melhorias que tem buscado em parceria com o prefeito Ednardo.

"O ID jovem nada mais é que a consolidação dos direitos que os jovens têm. É uma ferramenta que a juventude terá na palma da mão para garantir os seus direitos. Com esse aplicativo vamos ajudar a combater a "máfia" de pessoas que usam carteiras estudantis falsas para ter os benefícios que são dos jovens. O que esperamos dos jovens é o engajamento neste projeto. Eu também fui jovem do interior e sei a dificuldade que a juventude têm para ter acesso ao lazer. O ID jovem vai facilitar no acesso a esses eventos, como meia entrada no Raulino de Oliveira, dá a isenção de taxa do Enem e no transporte interestadual. Tenho trabalhado muito com o Ednardo pensando na juventude de Pinheiral, por isso estamos reabrindo a FAETC com mais de 200 vagas em cursos técnicos. Além disso, faremos um campo de grama sintética no bairro Palmeiras e um campo no bairro Ipê. Estamos trabalhando para trazer um posto do SINE para Pinheiral para ajudar a juventude a conseguir o primeiro emprego. É um trabalho de parceria, pois neste momento de dificuldade precisamos estar unidos para fazer o melhor para a população", destacou o deputado.

A superintendente de Políticas Públicas para Juventude, Jessica Ohana, falou sobre que projeto é uma consolidação do Estatuto da Juventude.

"O Estatuto da Juventude veio após 10 anos de muita luta para ser aprovado, e hoje em 2017, estamos aqui em Pinheiral lançando este programa que é uma consolidação do estatuto. O Identidade Jovem consolida dois eixos muito importante do estatuto, que é o acesso a cultura e o acesso a mobilidade urbana. A partir do programa, de fato nossos jovens terão acesso a cultura, esporte, educação, oportunidade e passe-livre. Mais do que comemorar o lançamento, vim consolidar uma parceria com a cidade juntos garantirmos o funcionamento do projeto", destacou a superintendente.

A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Patrícia Rivelo, destacou a importância do trabalho em conjunto da União, Estado e Municipio.
"Em Pinheiral, estamos conseguindo desenvolver um trabalho de união e parceria. Buscaremos implementar também o Conselho da Juventude, fazer parcerias e trazer o conhecimento do jovem. Nada melhor do que a participação desta juventude na construção de novas conquistas e garantias de direitos. Nossa secretaria está comprometida a ajudar na divulgação e no cadastro deste programa que é uma ótima conquista para a juventude de Pinheiral", destacou a secretária.


ID JOVEM

O programa é destinado à pessoa com idade entre 15 e 29 anos que pertence à família com renda mensal de até dois salários mínimos, inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e estar com o cadastro atualizado há pelo menos 24 meses.

Entre os benefícios os jovens terão direito à meia-entrada, que é o pagamento de metade do preço (50%) do ingresso cobrado para a venda ao público em geral, em eventos artístico-culturais e esportivos; Reserva de duas vagas gratuitas em cada ônibus, comboio ferroviário ou embarcação do serviço convencional de transporte interestadual de passageiros e duas vagas com desconto de 50%, no mínimo, no valor das passagens, a serem utilizadas depois de esgotadas as vagas gratuitas; Emissão gratuita da Carteira de Identificação Estudantil aos jovens de baixa renda que são estudantes.