Artesãos de Pinheiral visitam Feira Rio Artes Manuais

Prefeito Ednardo Barbosa disponibilizou ônibus para levar grupo ao evento, no Rio de Janeiro.

Depois de serem contemplados esta semana com a carteira nacional do artesão, do Programa Estadual do Artesanato em Movimento, um grupo de artesãos de Pinheiral teve mais um motivo para comemorar. Eles tiveram a oportunidade de participar da 12ª Rio Artes Manuais, feira que acontece no Rio de Janeiro e reúne as maiores indústrias do setor do artesanato. O evento teve sua abertura na quarta-feira, 21, no Centro de Convenções Sulamérica, no Centro do Rio. O prefeito Ednardo Barbosa disponibilizou um ônibus para levar os profissionais, reafirmando assim o seu compromisso com a categoria.
O gerente de Marketing do Grupo Caçula, responsável pela organização da feira, Roberto Santos, destacou a importância do evento e do apoio da administração pública aos artesãos. A Feira já existe há 12 anos e o propósito desde o início era capacitar os artesãos para que eles pudessem aprimorar suas técnicas e fazerem peças de melhor valor agregado para o mercado, tendo assim uma rentabilidade maior. Estamos contribuindo muito para melhorar o trabalho do artesanato do estado do Rio, destacou Roberto, feliz em saber da participação do grupo de Pinheiral.

Espero que os artesãos de Pinheiral se organizem cada vez mais para participarem do nosso evento. É muito importante que os prefeitos apoiem esse trabalho. O profissional é um microempreendedor. Ele gera renda na cidade e gasta nela, pontuou.

Segundo ele, a Rio Artes Manuais conta com 52 expositores este ano e a expectativa é que até o final do evento, dia 25, cerca de 30 mil pessoas visitem o local.

O secretário de Estado de Turismo, Nilo Sergio Felix, frisou que a feira pode ser considerada um evento nacional, que envolve todo o segmento do artesanato, dando a possibilidade dos artesãos venderem os seus produtos, se cadastrarem para receber a carteira nacional do artesão, e ainda se capacitarem, participando dos cursos oferecidos. Sobre a carteira, que os artesãos de Pinheiral receberam na última segunda-feira, o secretário frisou que já foram entregues mais de 10 mil e a meta é atingir 20 mil documentos entregues. O objetivo da Secretaria de Estado de Turismo é incentivar o programa e nosso foco são as prefeituras. Temos que ter a certeza de que a administração municipal irá abraçar o projeto e estará engajada nele. Desta forma, além de gerar emprego, traz a possibilidade do emprego e renda, através do artesanato, declarou.

Nea Mariozz, subsecretária adjunta da Secretaria de Turismo e coordenadora do Programa do Artesanato, que esteve presente na entrega das carteiras em Pinheiral, disse que era evidente a felicidade dos artesãos participando da feira. Eles foram premiados. No Dia Mundial do Artesão receberam a carteira e puderam visitar a feira na mesma semana. O prefeito Ednardo Barbosa está apoiando o artesanato, levou o grupo ao evento e está acreditando no trabalho dos artesãos. Esse apoio é fundamental. Sem o gestor público não tem condições de caminharem sozinhos. Agora, esses profissionais precisam dar continuidade, mostrar interesse, citou.

A Diretora do Departamento de Turismo de Pinheiral, Thania Amorim também ressaltou a satisfação dos profissionais durante a visita. A alegria deles em aprender novas atividades, em participar dos cursos era evidente. O mais gostoso foi ver o sorriso e a alegria de estarem aprendendo. Sabemos que muitos sobrevivem do artesanato. Eles saíram com novas ideias e aprenderam muito, o que vai ser importante, inclusive, para a feira do artesão da nossa cidade, comemorou.

Thania frisou que a prefeitura está trabalhando para incentivar ainda mais o crescimento do grupo e fomentar essa fonte geradora de renda na cidade.

Era nítida a alegria e o interesse dos artesãos de Pinheiral. Pela primeira vez no evento, Adriana Reis Alcântara, 63 anos, aluna do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), contou que há dois trabalha com artesanato.

Consegui fazer três cursos e voltei com muitas novidades. Estou muito feliz. E agradeço muito por ter tido essa oportunidade. É difícil ver o Poder Público ajudando dessa forma, disse emocionada.

Dulcinéia Mendonça Ribeiro, 58 anos, e Roseléa Cristina de Souza Ribeiro, 48, são artesãs há 20 anos e destacaram a importância de terem esse apoio da prefeitura para participar da feira. Foi possível aprender e conhecer novos produtos para aplicar no nosso trabalho. Gostei demais e já até comprei o material para começar a fazer as novidades disse Dulcinéia.

Elas lembraram ainda o orgulho que estão sentindo com a conquista da carteira nacional do artesão. Dou aula de artesanato no CRAS há 20 anos e vou ensinar aos que não puderam comparecer tudo que aprendi na feira. E agradeço muito ao prefeito Ednardo pela parceria e pelo valor dado a nós. Muitas vezes ficamos desmotivados, porque não nos valorizam, mas nessa gestão estamos sentindo a importância que temos, analisou Roseléa.

Quem também ficou impressionada com o apoio dado ao grupo pelo prefeito Ednardo Barbosa foi a artesã Laurita Lourenço de Santana, de Madureira, no Rio de Janeiro. Se cada prefeito se sensibilizasse como ele, com certeza o artesanato já estaria invadindo o Brasil inteiro, sustentando muitas famílias, mudando a realidade e principalmente resgatando visitas. É isso que o artesanato faz. Ele resgata a autoestima, gera renda, não somente para a família, mas para o município. Fiquei muito feliz em saber dessa mobilização e da vinda do grupo de Pinheiral para a feira, elogiou.