Alunos de Escola Municipal de Pinheiral participam de caminhada ecológica

Saiba mais!

Cerca de 150 alunos da Escola Municipal Professora Domingas Alves Ferreira, no bairro Vale do Sol, participaram, na manhã desta sexta-feira (23/03), de uma Caminhada Ecológica, por ruas próximas a unidade escolar. O evento teve como objetivo conscientizar os estudantes e a comunidade em geral sobre assuntos como: o combate a dengue e a febre amarela, a importância de economizar água, a prática do esporte, alimentação saudável, entre outros. A passeata é realizada todo ano pela escola, sempre próxima ao Dia Mundial da Água, comemorado no dia 22 de março.

A passeata foi acompanhada por pais e professores e durante o trajeto os alunos carregaram cartazes, imagens e entoaram paródias referentes aos temas, chamando a atenção de moradores.

As diretoras da unidade, Aparecida Olanda de Souza Ferreira, e Fernanda Rodrigues de Aguiar Valentim, declararam que ficaram muito felizes com o resultado e o engajamento dos estudantes, assim como dos pais , que sempre participam. Sempre promovemos esses eventos, buscando envolver não somente os alunos, mas a família e a comunidade. E nosso objetivo foi atingido. Achamos muito interessante também, que além dos moradores que puderam ver nossa passeata, chamamos a atenção também durante o trajeto de alunos de outra escola, da Escola Cora Monteiro da Silva, que puderam interagir com a gente, disseram.

Aparecida Olanda explicou que no início do ano letivo esses temas já começam a ser trabalhados pela escola. Começamos o ano sempre promovendo um concurso de marchinha entre as turmas, na qual os professores trabalham paródias com os temas sempre voltados para o combate a dengue, a importância da água, reciclagem, entre outros. Acontece uma apresentação e jurados formados pela equipe de apoio da escola escolhem a paródia vencedora. Dessa forma, conseguimos envolver todo mundo, disse.

Este ano, as paródias vencedoras foram a do 4º ano B, da professora Eliane Anunciação, com o tema sobre a dengue, e do 2º período da Educação Infantil, sobre a água, da professora Neuza. Durante o trajeto, essas paródias foram cantadas pelos alunos.

A orientadora pedagógica, Valéria Ferreira, contou que todo o material utilizado pelos alunos, as paródias cantadas, foram produzidos por eles. Tudo é feito em sala de aula pelos alunos, é feita uma pesquisa, eles estudam os temas, debatem. Até os materiais da Educação Infantil eles que cortaram e pintaram. Eles realmente aprendem sobre os assuntos, enalteceu.
A diretora Aparecida fez questão de agradecer o apoio da Prefeitura Municipal de Pinheiral, através da Secretaria de Educação, que tem a frente a professora Sediene Maia dos Santos. Sempre recebemos muito apoio e contamos com a parceria da gestão municipal. Fazemos muitos eventos e contamos com o apoio da prefeitura, que sempre enviam representantes para os eventos e disponibilizam materiais, ônibus para levar alunos a visitas. É muito importante essa parceria para a Unidade Escolar, destacou.

Davi Andrade, 10 anos, que segurava um cartaz sobre o combate a dengue, disse que gosta muito desse tipo de evento da escola. Acho muito importante. A dengue é uma doença grave e nós podemos combater. Assim, levamos informação as pessoas, analisou.

Quem também disse gostar muito da caminhada foi a aluna Júlia Dias, 10. É importante porque os alunos se conscientizarem e também os moradores, apontou.
Muitos pais também participaram da caminhada. Esse trabalho permite com que eles tenham conscientização desde cedo. Participo para incentivar ainda mais, declarou a autônoma, Janiele Lima de Oliveira, que caminhou ao lado do filho de 8 anos.

A caminhada teve apoio da Guarda Municipal, que acompanhou todo o trajeto. E, além disso, representantes da guarda irão realizar uma atividade lúdica a tarde com os alunos, sobre Educação no Trânsito e Meio Ambiente.