Escola Municipal de Pinheiral promove atividades visando a preservação do Meio Ambiente

Saiba mais sobre a preservação do Meio Ambiente!

A Escola Municipal Professora Domingas Alves Ferreira, no bairro Vale do Sol, em Pinheiral, promoveu nesta terça-feira (27/03), o evento Dia D – Cidadania na Escola. Realizado em parceria com o Sesc – Barra Mansa, os alunos puderam participar de diversas atividades, como oficinas de plantio, de eco brinquedos e de pipa, palestras sobre saúde, atividades esportivas, além de terem a oportunidade de visitar uma casa sustentável, que foi montada no local. Participaram também do evento, alunos da Escola Municipal Manoel Teixeira Campos Junior, do bairro São Jorge. O objetivo do evento foi apresentar ações que podem contribuir para preservação da natureza.

As diretoras da unidade, Aparecida Olanda de Souza Ferreira, e Fernanda Rodrigues de Aguiar Valentim, analisaram que essas atividades contribuem ainda mais para o aprendizado dos alunos. São assuntos muito importantes. Apresentamos práticas que eles podem fazer para preservar o meio ambiente e os alunos acabam atuando como multiplicadores, explicando o que aprenderam aos pais, que passam para os amigos, vizinhos. Procuramos sempre realizar essas atividades extracurriculares para unir a teoria e a prática, destacou Aparecida.

Fernanda destacou ainda que, além disso, os professores podem dar continuidade aos assuntos nas salas de aula. É um aprendizado sensacional. Até os mais novos puderam entender, garantiu.

No evento, a casa sustentável foi uma das oficinas que mais chamou a atenção. Com ela, a intenção era mostrar que é possível viver sem agredir o meio ambiente, reaproveitando itens essenciais como água e restos de alimentos, e gerando energia pedalando uma bicicleta e também através de placas que captam a energia solar. O chamado banheiro seco, por exemplo, foi criado para promover o uso racional da água e também visando aproveitar resíduos sólidos como adubo orgânico, evitando a contaminação do meio ambiente.

Esse banheiro não tem descarga e usamos serragem, que é um pó da madeira. Tem um cano que vai para fora da casa e, é preto, para que o sol esquente, e que faz uma espécie de sucção, eliminando o mau cheiro de dentro da casa. Depois, isso vira adubo e utilizamos nas árvores e nas plantas, explicou João Mader Ferraz, diretor do Fábrica da Alegria, criador do projeto. A atividade ensina ainda a reciclar o lixo.