Audiência apresenta Resultados de Diagnósticos do Sistema de Gestão de Resíduos Sólidos de Pinheiral

Saiba mais sobre o Sistema de Gestão!

Na noite de ontem (28/03) foi realizada no auditório da prefeitura, a 1ª Oficina Pública do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS). Uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Pinheiral, em parceria com o Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (CEIVAP) e a Associação Pró-gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP). O evento teve como objetivo apresentar os resultados obtidos através do diagnóstico do sistema de gestão e gerenciamento dos serviços públicos de limpeza urbana e de manejo de resíduos sólidos no munícipio de Pinheiral, além das etapas futuras do Plano Municipal. O diagnóstico foi realizado pela empresa DMTR Engenharia, responsável por desenvolver o plano.

O secretário municipal do Ambiente e Desenvolvimento Rural, Fábio Nogueira, destacou a importância da realização da oficina para o município. Nesse momento, temos um estudo sobre a questão dos Sistemas de Limpeza Urbana e de Manejo de Resíduos Sólidos municipal. Na oficina, foi apresentado um diagnóstico com todo o levantamento feito nos últimos meses, para que futuramente possamos fazer o lançamento das propostas para resolver as situações apresentadas no material, explicou.

O secretário declarou ainda que, além de ser uma exigência da legislação, o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos é importante para obter recursos da união destinados a empreendimentos e serviços relacionados à questão. Estamos dando um primeiro passo para um projeto que será em longo prazo, pelos próximos 20 anos, disse.

O engenheiro responsável da empresa DMTR Engenharia, Guilherme Michel, explicou que uma gestão de resíduos sólidos eficiente contribui, entre outros fatores, para a preservação do meio ambiente, já que proporciona a redução da demanda por matérias-primas e recursos. Guilherme Michel citou ainda que o engajamento da população é fundamental. Com esse estudo levantamos a situação atual do município e o panorama de gerenciamento dos resíduos, envolvendo tanto os serviços prestados pelo município, como aqueles que são deveres da população e dos empreendimentos. Existe uma dificuldade para se fazer essa gestão, que depende de recursos, assim como, a coleta seletiva, que demanda grandes investimentos. Mas é importante que a população se conscientize. Grande parte da solução virá de ações junto a população, garantiu.

Segundo o engenheiro, em muitos casos, o município pode ter 100% de coletiva seletiva, por exemplo, e apresentar um resultado baixo, pois não tem a adesão da população, o que gera um custo muito grande para a localidade. Esse plano é um instrumento de planejamento básico do município. Ele prevê ações e estratégias que serão adotadas em um horizonte de 20 anos, para alcançar a sustentabilidade ambiental, econômica e financeira na gestão e gerenciamento de resíduos sólidos, citou, afirmando que essa etapa do diagnóstico permite conhecer a situação, de modo a subsidiar o planejamento de forma coerente e viabilizar que o plano reflita em um instrumento de planejamento compatível à realidade município em termos de técnica, recursos financeiros e humanos, garantindo assim a sua efetividade.

Estiveram presentes também, secretário de saúde, Everton da Silva Alvim, o de Planejamento e Gestão Estratégica, Carlos Henrique de Souza, de Esporte, Cultura, Lazer e Turismo, Julio Cesar Barbosa Baiano, além de Diretor da DMTR Engenharia, Lucas Carromel.

CONTRIBUIÇÕES - O secretário municipal do Ambiente e Desenvolvimento Rural frisou que a população ainda pode contribuir com dúvidas e sugestões para a elaboração do plano, até o dia 4 de abril. Para isso basta entrar no site pinheiralpmgirs.wixsite.com/pmgirs ou procurar a secretaria na sede da prefeitura, na Rua Justino Ribeiro, 228, Centro, ou através do telefone (24) 3333-1306.