Prefeitura Municipal de Pinheiral entrega registro de Inspeção Municipal para IFRJ

Saiba mais!

A Prefeitura Municipal de Pinheiral, através da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, entregou na última quinta-feira (12/04), o Título do Registro Provisório do Serviço de Inspeção do Município (S.I.M.) para dois laboratórios do Instituto Federal do Rio de Janeiro - Campus Pinheiral. Com isso, o Instituto pode dar início a produção do laticínio e apiário, e em breve, passar a comercializar esses produtos.

O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, Fábio Nogueira, destacou que essa parceria entre o Poder Público e o Instituto Federal é fundamental. Agradeço esse convite de poder entregar esse certificado. Também é um momento muito importante para nós. Os produtos da agroindústria do Instituto sempre foram conhecidos no município e com esse registro provisório eles poderão começar a produzir e apresentar a qualidade dos seus produtos. E aproveito para reforçar essa proximidade da atual gestão com o Instituto Federal. Nós, da Secretaria, estamos de portas abertas, declarou.

A médica veterinária e Fiscal do Serviço de Inspeção Municipal, Patrícia de Queiroz R. Mattos, disse que o Registro Provisório tem o prazo de 6 meses, após isso é concedido o Registro Definitivo. O serviço de inspeção municipal, controla a qualidade de produtos de origem animal e vegetal, monitorando e inspecionando a higiene da industrialização e assim certificando com selo do S.I.M. Ao mesmo tempo, também incentiva os pequenos produtores a saírem da clandestinidade, transformando-os em empresários da área urbana e rural, oferecendo aos consumidores alimentos com qualidade e segurança, pontuou.

O Diretor Geral do Instituto, Reginaldo Soares, explicou que esse registro permite o início da produção nesses laboratórios e apontou que para começar a comercialização desses produtos depende apenas de questões ligadas a Receita Federal. Foi dado o primeiro passo. O que temos registrado no nosso CNPJ é para ofertar educação e não para comercializar produtos. Hoje, falta resolver apenas essa questão com a Receita Federal, que está em andamento, para que aí sim, possamos comercializá-los, enfatizou.

Reginaldo destacou ainda a importância dessa parceria com a Prefeitura Municipal. A aproximação dos poderes públicos são de suma importância, principalmente nos momentos de crise. Receber esse registro hoje é uma conquista para nós. Todas as cidades que possuem campus de escola técnica e agrotécnica tem uma produção, mesmo que pequena, e esses produtos se tornam símbolos, tanto da escola, quanto do município. A nossa cidade não tinha e agora foi dado o primeiro passo para que venha a se construir isso, analisou.

O Diretor de Produção do IFRJ, Nelson Costa, comemorou a conquista e garantiu que em breve a população poderá consumir os produtos produzidos nesses laboratórios. A gente vem lutando por essa legalização, para poder comercializar nossos produtos há alguns anos. Como o secretário citou, esses produtos são conhecidos em Pinheiral e as pessoas sempre perguntam quando poderão consumi-los. Essa conquista é importante para nós e para a cidade de Pinheiral também. O rótulo que estamos criando vem caracterizando e envolvendo o município, revelou.