Prefeitura de Pinheiral promove campanha de vacinação contra febre amarela neste sábado
Saiba mais!
Ação acontecerá neste sábado (14/04), com vacinação volante em bairros do município e com um ponto fixo no Centro
Neste sábado (14/04), das 8 às 16 horas, haverá uma campanha de vacinação contra a febre amarela no município. Com o objetivo de facilitar o acesso à vacina para as pessoas que ainda não foram imunizadas, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Pinheiral vai oferecer as doses através de uma vacinação volante, que passará pelos bairros Palmeiras e Cruzeiro, Estrada Vargem Alegre x Pinheiral (RJ-141), e no KM 9, na área rural do município. Além disso, será montado um ponto fixo de vacinação, na Praça Luiz Gonzaga, no Centro.
O prefeito de Pinheiral, Ednardo Barbosa, destacou a importância das pessoas que ainda não foram imunizadas se vacinarem. Faço um apelo para a população de Pinheiral, para quem por ventura não tenha se vacinado, que se vacinem. Além da campanha sábado, as pessoas podem procurar as Unidades de Saúde da Família do seu bairro. Todas funcionam, inclusive, em horários noturnos. Quem tiver alguma restrição, solicitamos que procure o médico para receber a autorização, declarou.
Ednardo explicou que Pinheiral registrou um caso de febre amarela – no qual o paciente já se encontra bem e em casa– mas frisou que ele não foi contaminado no município. De acordo com informação da Secretaria de Saúde, há outro caso sob investigação, que é aguardado o resultado do laboratório do Estado. Ainda assim, o paciente já teve alta e está bem. Não vou citar a cidade por questões éticas, mas o paciente foi contaminado em outra localidade e ele não havia sido vacinado. Por isso, a importância das pessoas se imunizarem. Já atingimos o percentual estipulado pelo Ministério da Saúde, mas temos conhecimento de pessoas que ainda não se vacinaram, analisou.
O secretário de Saúde, Everton da Silva Alvim, apontou que a equipe da secretaria está envolvida para imunizar quem ainda não foi vacinado e frisou a importância das pessoas buscarem uma Unidade de Saúde do município ou participarem da campanha de sábado. Apesar de já termos feito mais de 22 mil vacinas entre os anos de 2017 e 2018, e vacinado o equivalente a 110% da meta do Ministério da Saúde, ainda existem pessoas que não tomaram a vacina na cidade. Nossa equipe está dando todo o suporte, realizando atendimento médico, fazendo avaliação, indo de casa em casa em busca dessas pessoas, para que nós possamos proteger toda nossa população, destacou.
O secretário apontou que vendo sendo analisado o número de casos da doença na região, em cidades como Valença e que vem afetando também Barra do Piraí. Por isso é muito importante a população tomar a vacina. Existem casos nas nossas proximidades. Já estamos, inclusive, firmando uma parceria com a Secretaria de Saúde de Barra do Piraí para fazermos um trabalho conjunto na região que fica na divisa entre Vargem Alegre e Pinheiral. Para fazermos um bloqueio na área, garantiu.