Escola Municipal de Pinheiral promove VI Feira do Livro Infantil

Durante a atividade aconteceu uma exposição de livros trabalhados em sala, apresentações de cantigas e de peça de teatro

Criar o hábito da leitura, desenvolver a linguagem oral e a capacidade de ouvir e estimular a criatividade. Esses são alguns dos objetivos da Feira do Livro Infantil, realizada pela Escola Municipal de Educação Infantil Maria Isabel Alves Gusmão, no Centro de Pinheiral. Em sua sexta edição, a atividade aconteceu nesta quinta-feira (19/04), em comemoração ao Dia do Livro, celebrado dia 18.

Na ocasião, foi realizada uma exposição de livros produzidos pelos alunos em sala de aula sobre música, que faz parte do projeto que a escola deu início em março Cantando a gente brinca, brincando a gente aprende, assim como duas apresentações musicais, com cantigas trabalhadas também dentro do projeto, Ciranda do Anel e 10 Indiozinhos. No período da tarde, a atividade contou com a participação da Cia Intervalo de Teatro, de Volta Redonda, com uma apresentação teatral. Esta atividade foi aberta para os pais e responsáveis também.

A Orientadora Pedagógica, Sueli Regina Delgado, explicou que a VI Feira do Livro Infantil é uma atividade que faz parte do plano de ação da escola. Esse ano, a feira foi interligada com o nosso projeto Cantando a gente brinca, brincando a gente aprende. A atividade busca contextualizar o projeto de sala de aula sobre músicas fazendo uma exposição dos livros construídos pelos alunos, apresentações musicais e teatro, e envolve os alunos da creche e pré-escola, disse.

Sueli destacou que a Feira tem como meta despertar nas crianças o prazer em ouvir histórias, proporcionando meios divertidos e atividades atraentes para conta-las. Um dos nossos objetivos é desenvolver a linguagem oral, explorando o vocabulário, a criatividade e a imaginação, para formar bons leitores futuramente. É importante criar esse hábito desde pequenos e despertar assim o prazer da leitura. E sempre convidamos os pais para a feira também, porque desperta esse interesse pela leitura em casa, apontou.

Franciele de Paula, mãe de uma aluna de 4 anos, disse que fez questão de estar presente na Feira do Livro. Sempre tentamos participar das atividades. Acho muito importante. Percebemos que ela passa a se interessar mais pelos livros, pede para lermos para ela em casa, canta as músicas que aprende na escola. E buscamos sempre incentivar e participando das atividades com ela tentamos incentivar mais ainda, declarou.