Região vai receber 10 novas ambulâncias do SAMU, entre elas, Pinheiral

Informação foi anunciada em reunião do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região do Médio Paraíba.

O prefeito de Pinheiral Ednardo Barbosa recebeu prefeitos da região e representantes dos municípios que fazem parte do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Médio Paraíba (Cismepa), na manhã desta quinta-feira (03/04), no auditório da sede da Prefeitura Municipal de Pinheiral. Na ocasião, foi realizada a 2º Assembleia Geral do Cismepa de 2018 e revelada mais uma conquista para Pinheiral: a aquisição de mais uma ambulância para o atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192).

Além de Pinheiral, Itatiaia, Piraí, Quatis, Resende, Rio Claro e Valença serão os municípios contemplados pelo Ministério da Saúde também com uma ambulância e Volta Redonda contará com mais três unidades. No total, é esperada a chegada de 10 novas ambulâncias do SAMU para atendimento da região por meio do Cismepa.

A prestação de contas e aprovação do Cismepa e do Samu, ambas do exercício 2017, um relatório de atendimentos do Hospital Regional do Médio Paraíba e demais informes sobre o funcionamento do local foram os principais assuntos debatidos na reunião. Foram levantadas também outras questões entre os presentes, como a discussão do projeto Rede Cegonha da região do Médio Paraíba: projeto, implementação e aquisição de recursos; entre outros assuntos gerais.

O prefeito Ednardo Barbosa, presidente do Cismepa, agradeceu a presença dos prefeitos e representantes e a aprovação das contas, e comemorou a boa notícia do Ministério da Saúde, para a chegada de 10 novas ambulâncias do SAMU, entre elas, uma para Pinheiral. Cumprimos a nossa pauta da Assembleia com a aprovação das contas do Cismepa e do Samu e a discussão de assuntos importantes para o consórcio, como um relatório dos atendimentos do Hospital Regional e, além disso, comemoramos uma solicitação que há anos vem sendo aguardada para reforçar o atendimento de emergência na nossa região, que são as novas ambulâncias do SAMU, analisou.

A assembleia foi conduzida pelo coordenador do Cismepa, Rodrigo Lages. Essa é uma reunião de rotina anual para prestação de contas do exercício anterior. Segmentamos isso tanto no âmbito do Consórcio, quanto do Samu, que são segmentos financeiros separados e damos essa clareza aos prefeitos. Com relação ao número de interações do Hospital neste primeiro mês, ainda está distante da capacidade instalada, que foi apresentada no Termo de Referência do Edital de Licitação feito pelo Estado, da oferta potencial, mas esperamos que aumente no decorrer dos próximos meses, declarou.

Estiveram presentes, além do prefeito de Pinheiral, Ednardo Barbosa, o secretário de Saúde da cidade, Everton Alvim, o prefeito de Barra do Piraí, Mário Esteves, de Volta Redonda, Samuca Silva, e do secretário de Saúde, Alfredo Peixoto de Oliveira Neto, de Barra Mansa, Rodrigo Drable, acompanhado do secretário de Saúde, Sérgio Gomes, de Piraí, Luiz Antônio, com a secretária de Saúde do município, Maria da Conceição de Souza Rocha, de Quatis, Bruno de Souza, e a secretário de Saúde de Rio Claro, Maria Augusta Monteiro Ferreira.

Compõem o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Médio Paraíba as cidades de Barra Mansa, Barra do Piraí, Itatiaia, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Quatis, Resende, Rio Claro, Rio das Flores, Valença e Volta Redonda.