Creche Municipal promove Teatro com Fantoche para falar sobre o Combate a Dengue

Contou com a participação da voluntária Nicole Faria Viana, interagindo com um fantoche, para passar as informações de combate a dengue.

Com o objetivo de conscientizar desde cedo sobre ações de combate à dengue e de preservação do meio ambiente, foi realizado um teatro com fantoche sobre o tema, na manhã desta sexta-feira (04/05), para os alunos do maternal 3, da Creche Municipal Professor José Hugo de Almeida Leal, do bairro Parque Maíra. O evento faz parte do projeto implantado na unidade Quem Canta Seus Males Espanta e teve a parceria da Secretaria Municipal de Ambiente e Desenvolvimento Rural.

A apresentação foi feita pela Natália Nolasco Rios, da assessoria de Educação Ambiental, da Secretaria Municipal de Ambiente e Desenvolvimento Rural, e contou com a participação da voluntária Nicole Faria Viana, interagindo com um fantoche, para passar as informações de combate a dengue para as crianças de forma lúdica e fazer com os pequenos aprendam em meio às brincadeiras e risadas. Entendemos que de pequenino que se escolhe o destino. Sempre falamos assim na educação ambiental. É muito importante começar a trabalhar desde cedo, porque as crianças levam para a casa, começam a conversar com os pais. Acredito que eles se sintam até intimidados com os filhos falando algo como não jogar lixo, como guardar garrafas, não deixar o pneu exposto. Às vezes podemos achar que são dicas bobas para as crianças, mas elas aprendem e levam para a casa. Temos visto que influenciamos mais a crianças do que os adultos até, analisou.

Durante a apresentação, foi explicado um pouco sobre o trabalho da Secretaria de Meio Ambiente, sobre ações para preservação da natureza e para combater a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, como não deixar água parada, não jogar lixo na rua, assim como os sintomas da doença. Durante todo o tempo, as crianças interagiram e se divertiram com a fantoche Bia, que na história tinha um amigo que contraiu a Dengue.

Nathalia destacou que é importante essa parceria com as escolas, assim como, a conscientização da população. Essas parcerias são fundamentais. A Andréia, diretora da creche, entrou em contato falando sobre o projeto deles, o tema que seria trabalho, e montamos a apresentação com essa base. Além disso, trabalhamos muito a questão do resíduo sólido também, se a gente não conscientizar a população que o resíduo sólido precisa ser bem cuidado e destinado, não conseguimos combater o Aedes e nosso trabalho é em vão. Queremos mostrar que se todo mundo fizer sua parte, as coisas ficam mais fáceis, garantiu.