Prefeitura e Faetec abrem 180 vagas para cursos gratuitos profissionalizantes em Pinheiral

As vagas no município são para os cursos de maquiador, depilador e cabeleireiro.

Já estão abertas as inscrições para cursos gratuitos de Formação Inicial e Continuada (FIC), ofertadas pela Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), para os moradores de Pinheiral. As ações de qualificação profissional estão sendo lançadas pela Prefeitura de Pinheiral, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, em parceria com o Governo Federal - O Ministério do Desenvolvimento Social, mediante o Plano Progredir e o Ministério da Educação, por meio do Pronatec.

As vagas no município são para os cursos de maquiador, depilador e cabeleireiro, e o público-alvo da ação é formado por pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, preferencialmente aquelas beneficiárias do Programa Bolsa Família. São 180 vagas no total.

Os cursos serão presenciais e a pré-inscrição segue até o dia 29 de maio, de meio-dia às 17h. Os interessados devem comparecer as unidades do CRAS I, na Rua Manaus, n° 77, no bairro Parque Maíra (Tel.: 3356-5689), CRAS II, na Rua Manoel Torres, n° 357, Cruzeiro II (Tel.: 3356-4068), ou no Bolsa Família, na Rua Siqueira Campos, n°107, no Centro (Tel.: 3356-5869), levando o número do NIS, Carteira de Identidade, CPF e comprovante de residência, para realizar a pré-matrícula. Para se inscrever em qualquer um dos cursos é necessário ter no mínimo 16 anos.
A secretária Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Patrícia Rivello, destacou que essa é uma grande oportunidade para as pessoas se qualificarem para o mercado de trabalho. Os cursos trazem para a comunidade, principalmente para as pessoas vulneráveis, que possuem o NIS, que fazem parte do Cadastro único, a oportunidade de se qualificar e ter um empoderamento no sentido financeiro. É uma oportunidade para que essas famílias possam ter ganhos. Além disso, essas pessoas amanhã se tornam profissionais que prestam esses serviços na comunidade, analisou.
Patrícia Rivello destacou ainda que muitas mulheres atendidas pela Coordenadoria da Mulher também nos CRAS terão a oportunidade de participar. Essa era uma demanda já existente por parte delas. Esses cursos vêm ao encontro das necessidades delas e dos nossos usuários dos CRAS, apontou.

Curso: Maquiador
Escolaridade mínima: Ensino Fundamental (1º ao 5º) Completo