Pinheiral se prepara para o Dia D Vacinação contra a gripe neste sábado

No próximo sábado, dia 12, acontece o Dia D da Campanha de Vacinação Contra Influenza (gripe). Na ocasião, a Prefeitura Municipal de Pinheiral, através do Departamento de Vigilância em Saúde, informou que todos os módulos do Programa de Saúde da Família (PSFs) do município estarão abertos, das 8h às 17 horas, disponibilizando a vacina para os grupos de risco. Com exceção da unidade do São Jorge - que está fechada para obras de reforma e ampliação e para o atendimento -, e sendo assim, os usuários desta unidade devem procurar o PSF do bairro Bela Vista.

A vacinação é voltada para o público-alvo da campanha que são: crianças de 6 meses a 5 anos; pessoas com mais de 60 anos; doentes crônicos; gestantes; mães no pós-parto; portadores de condições especiais; professores e profissionais da saúde.

A enfermeira coordenadora da imunização no município, Márcia Abbado, contou que desde o dia 24 de abril, quando a campanha de vacinação teve início em Pinheiral, já foram aplicadas mais de 1250 doses. Fazem parte do grupo prioritário 4.890 pessoas na cidade. A meta definida pelo Ministério da Saúde é de vacinar 90% desse grupo, garantiu.

Segundo o Ministério da Saúde, a vacina é a melhor e mais segura forma de se proteger contra a doença e suas complicações. Se você faz parte do grupo de risco, busque uma Unidade de Saúde da cidade para receber a vacina. A campanha segue até o dia 1º de junho.

Além da vacina, outras medidas também são importantes para a prevenção da doença, como: lavar e higienizar as mãos com frequência; não compartilhar objetos de uso pessoal, como talher, copo e garrafa; evitar tocar mucosas do olho, nariz e boca; ter boa alimentação e beber bastante líquido; evitar contato com pessoas que estejam com sintomas da gripe e manter a sua casa bem arejada.

O secretário de Saúde, Everton Alvim, destacou que a vacina é indispensável para as pessoas mais vulneráveis como crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas, que tem o sistema imunológico mais fragilizado e contraem a doença com mais facilidade. A gripe é uma doença muito comum do inverno e sua transmissão acontece através do contato, quando uma pessoa tosse ou espirra ela libera gotículas cheias de vírus e ao encostar-se a um corrimão, em uma maçaneta ou diretamente em outra pessoa, mesmo sem intenção, já está transmitindo a doença. Por isso, ao nos vacinar nos protegemos e protegemos outras pessoas, evitando que o vírus se espalhe, fazendo um cordão de bloqueio. É importante se vacinar todo ano, pois o vírus muda de um ano para o outro e a vacinação anterior perde a eficácia, ressaltou o secretário.

Para vacinar, é necessária a apresentação do cartão do SUS e da caderneta de vacinação.