Escola Municipal promove Projeto de Empoderamento feminino com Mães e Alunos

Saiba mais!

Com apresentações culturais, danças e a exposição de um ensaio fotográfico, a Escola Municipal Miguel Barbosa Junior, na área rural de Pinheiral, realizou o projeto Empoderamento Feminino, na manhã desta quinta-feira (10/05). O evento teve como objetivo potencializar questões vivenciadas pelas mães dos alunos da escola. Além do envolvimento das mães, o tema do projeto também foi trabalhado com cerca de 60 crianças da Educação Infantil ao 5º Ano do Ensino Fundamental, que estudam na unidade.

A diretora da escola, Joelma Avernaz, disse que a ideia do projeto nasceu em um dos tempos de estudo dos professores. Além do envolvimento das mães, o tema do projeto também foi trabalhado com as crianças.

Durante o dia a dia da escola foi trabalhado o tema da mulher com as crianças, tendo em vista que a mulher precisa ser honrada e respeitada. Vivemos em uma sociedade que infelizmente o machismo predomina. Assim, estamos aqui lutando pelo direito das mulheres e seus valores, porque tem que ser muito bem representado na sociedade e muito bem vivido pelas mulheres, disse.

A psicóloga, Jaline Lima, que faz parte do setor pedagógico da Secretaria Municipal de Educação de Pinheiral falou sobre a importância do tema.

Precisávamos romper urgentemente com o estereótipo da mulher perfeita, da mulher do comercial. Nós não somos essa mulher. Nós somos mulheres possíveis. Não somos mulheres idealizadas. Há tempos atrás as mulheres tinham o papel de ser aquela que cuida e abraça não só a casa, a família, o marido. Hoje não, atualmente exercemos múltiplas funções. Nós temos que ser a mulher desejável, a mãe cuidadosa, a profissional impecável, a cuidadora do lar, enfim, temos múltiplas funções. Temos que nos aceitar com as qualidades, defeitos e falhas, disse Jaline.

Durante o evento foi realizada uma exposição de um ensaio fotográfico realizado pelo fotógrafo, João Paulo Siqueira, e produzido pelo maquiador Leonardo Carsosi. Foram sorteadas 10 mães que posaram para as fotos e na manhã de hoje (10/05) as mães puderam ver o resultado.

Foi um momento muito importante, porque a mulher tem que ser desta forma. Ela tem que acordar todo dia e tem que se sentir bem, se sentir bonita. Essa beleza vem de dentro para fora e vai se refletir e, automaticamente, será transformador para quem recebe esse encantamento delas. Poder lapidar essa beleza delas foi maravilhoso pra mim, disse Leonardo Carsosi.