Pinheiral promove amanhã Seminário de Educação em Saúde Ambiental

Saiba mais!

O Centro de Ensino Municipal Roberto Silveira da cidade de Pinheiral será palco amanhã (06/06), às 18 horas, para o Seminário de Educação em Saúde Ambiental realizado pela Prefeitura Municipal de Pinheiral através da Secretaria Municipal do Ambiente e Desenvolvimento Rural. O seminário é um evento de culminância do curso de extensão a distância de Educação em Saúde Ambiental. O curso faz parte do projeto + Educação + Ambiente + Saúde, que é um projeto da Prefeitura Municipal de Pinheiral em parceria com a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA).

O projeto "+ Educação + Ambiente + Saúde" tem entre suas etapas a realização de cursos de formação continuada para os agentes de endemias, agentes comunitários de saúde, alunos da rede pública e para as mulheres que participam de programas sociais da prefeitura como CRAS e Academia da Saúde e para os professores da rede municipal de ensino.

A assessora de Educação Ambiental, da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Rural, Natália Nolasco Rios, informou que nessa etapa os professores foram convidados para participar do curso de Educação Ambiental a Distância em parceria com IFRJ Campus Pinheiral. O curso teve diversos módulos e, ao decorrer destes módulos, os professores foram formando um passo a passo de atividades práticas voltadas para os temas resíduos sólidos e aedes aegypti.

"A temática do projeto é como a redução dos resíduos sólidos interfere na proliferação do mosquito então, quanto mais à gente suja o ambiente, quanto mais à gente armazena esse lixo de maneira inadequada, mais foco do mosquito a gente vai ter pela cidade. O objetivo do curso era levar essa sensibilização aos professores para que eles passassem isso para os alunos", disse Natália.

A atividade final do curso era elaborar uma atividade prática nas escolas. O seminário é para apresentação destas atividades, 40 professores participaram do curso e os 20 melhores trabalhos foram selecionados para apresentação no seminário, os 10 melhores serão usados nas escolas e o melhor projeto receberá uma premiação surpresa.