1º Seminário de Educação em Saúde Ambiental aborda resíduos e Aedes

Evento, realizado pela Prefeitura de Pinheiral, faz parte do projeto + Educação + Ambiente + Saúde, em parceria com a FUNASA

Dezessete trabalhos desenvolvidos em escolas de Pinheiral, selecionados durante o curso de extensão a distância de Educação em Saúde Ambiental, foram apresentados na noite de ontem, 06/05, no 1º Seminário de Educação em Saúde Ambiental. Realizado pela Prefeitura Municipal de Pinheiral, através da Secretaria Municipal do Ambiente e Desenvolvimento Rural, o seminário, que é um evento de culminância do curso de extensão, faz parte do projeto + Educação + Ambiente + Saúde, em parceria com a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA).

Mais de 70 estiveram presentes no seminário, que aconteceu no Centro de Ensino Municipal Roberto Silveira. A mesa foi composta pelo secretário de Ambiente e Desenvolvimento Rural, Fábio Nogueira, de Saúde, Everton Alvim, Desenvolvimento Econômico, Miguel Barbosa de Freitas, representando a vice-prefeita e secretária de Educação, a coordenadora de Informática Educativa da secretaria, Mali Ribeiro, o Fiscal Técnico do Projeto da Funasa, José Roberto de Castro Gonçalves e o vereador Magno Vicente Ferreira.

Todos os trabalhos apresentados na ocasião foram de atividades desenvolvidas em torno do tema de resíduos sólidos e do aedes aegypti. A temática tinha como objetivo apontar como a redução dos resíduos sólidos interfere na proliferação do mosquito e levar essa sensibilização aos professores, para que eles passassem isso para os alunos. Ao final das apresentações, uma comissão de avaliadores, composta por cinco pessoas, escolheram os três melhores projetos.

O secretário de Ambiente e Desenvolvimento Rural destacou a importância do desenvolvimento do projeto no município. "Os professores do nosso município tiveram a oportunidade de fazer um curso a distância, inédito na região, e com esse conhecimento levar para a sala de aula e aplicar nos projetos, apresentados no seminário. É uma felicidade enorme promover esse evento", apontou Fábio Nogueira.

A assessora de Educação Ambiental da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Rural, Natália Nolasco Rios, explicou que a atividade final do curso era elaborar uma atividade prática nas escolas. Quarenta professores participaram do curso e 17 trabalhos selecionados foram apresentados no seminário. Os 10 melhores serão usados nas escolas e os profissionais que desenvolveram o melhor projeto receberam uma premiação surpresa: um prêmio de R$500. "Estou com um sentimento de missão cumprida. Tenho acompanhado o que vem sendo desenvolvido nas escolas e elas fazem um trabalho maravilhoso. Ter a oportunidade de valorizar esse trabalho do professor e mostrar que ele está sendo visto e que o trabalho está sendo bem feito, é emocionante. Além disso, esse curso de extensão a distância de Educação em Saúde Ambiental é inovador na nossa região", comemorou.

O Fiscal Técnico do Projeto da Funasa explicou que a Fundação é um órgão Público Federal que trabalha com a questão de saneamento e saúde ambiental e que o projeto faz parte de um programa de fomento das ações de saúde ambiental. José Roberto disse ter ficado muito feliz com o resultado dos projetos apresentados. "Achei muito positivo o resultado. Percebemos isso pelas apresentações, pela satisfação das pessoas. É um trabalho que não pode parar e no que pudermos ajudar para dar continuidade estaremos apoiando. Uma semente foi plantada, vai germinando e os frutos darão no futuro", avaliou.

PROJETO VENCEDOR - Os trabalhos foram avaliados levando em conta se a prática foi realizada, se atendia a temática proposta pelo projeto, se procurou envolver diferentes disciplinas, se foi possível gerar outras abordagens envolvendo a prática proposta e se ela procurou envolver diferentes atores da comunidade escolar. De acordo com esses itens, em uma disputa muito acirrada, o projeto vencedor da noite foi das professoras Kátia Yamada, Joelma Stoffel da Silva, Daiane de Freitas e Ana Maria Loura, da Escola Municipal Miguel Barbosa Junior; Maria da Glória, da Creche Municipal Marco Antônio da Fonte, ficou em segundo lugar, e o projeto da professora Michele Aparecida, da Escola Municipal Alzira Vargas do Amaral Peixoto, em terceiro.

"É muita alegria. É muito satisfatório porque por sermos de uma escola rural, todo o ano focamos no projeto ambiental. Seja na horta sustentável, no reaproveitamento do lixo. E vendo essa oportunidade de fazer esse curso ampliou nosso conhecimento e embarcamos mesmo. Toda a escola foi envolvida e conseguimos chegar nesse resultado maravilhoso", disse Joelma.

CURSO - Entres as etapas do Projeto + Educação + Ambiente + Saúde está a realização de diversos cursos de formação continuada para os agentes de endemias, agentes comunitários de saúde, alunos da rede pública, para as mulheres que participam de programas sociais da prefeitura como CRAS e Academia da Saúde e para os professores da rede municipal de ensino. Os professores foram convidados para participar do curso de educação ambiental a distância, em parceria com IFRJ Campus Pinheiral. O curso teve diversos módulos e no decorrer destes módulos os professores foram formando um passo a passo de atividades práticas voltadas para os temas resíduos sólidos e aedes aegypti.