Projeto "Educação na Praça" marca homenagem aos 23 anos de Pinheiral

Confira!

Tendo com um dos objetivos promover a integração entre as crianças das escolas municipais de Pinheiral, foi realizado na tarde de ontem, na Praça Teixeira Campos, o projeto Educação na Praça, que abriu a programação de quinta-feira, 14/06, das comemorações dos 23 anos do município. Em seguida, foi realizada a Roda de Jongo e fechando a noite, o cantor Klebeir Barbosa, animou a festa. Os eventos contaram com a presença do prefeito de Pinheiral Ednardo Barbosa e da vice-prefeita e secretária de Educação, Sediene Maia.

No projeto Educação na Escola, 10 unidades escolares realizaram apresentações culturais na praça. Os trabalhos de cada escola também foram expostos no local e, ainda havia um estande de saúde bucal, para orientar as crianças sobre como escovar os dentes corretamente.

"O projeto tem dois objetivos: o de promover a integração entre as crianças da rede municipal, fazendo com que elas conheçam os trabalhos realizados nas outras escolas e prestar contas para a comunidade do que estamos fazendo na escola. Nada melhor do que, no aniversário da cidade, apresentar como correspondemos aos investimentos que vêm sendo feitos na educação", declarou a vice-prefeita e secretária de educação Sediene Maia.

A secretária de Educação frisou ainda que das unidades escolares do município, três delas funcionam com ensino integral: as Escolas Municipais Miguel Barbosa Junior, Coronel Laudelino Alexandre da Silva, ambas na Área Rural, e a de Três Poços. "Nessas unidades, os alunos chegam pela manhã e recebem o conteúdo programático normal. Almoçam na unidade e, após descansarem, em uma sala específica de descanso, participam de oficinas de teatro, música, arte, dança, educação física. Esse programa tem ainda uma importância dupla para os alunos da Área Rural, pois como as crianças moram distantes umas das outras, ele faculta essa interação e a convivência", analisou Sediene, contando que a intenção da administração municipal é ampliar esse programa para outras escolas.

Diretora da Escola Miguel Barbosa Junior, Joelma Alvernaz Stofell da Silva, destacou a importância do projeto para as crianças. "Elas fizeram apresentações belíssimas. Elas ficam maravilhadas de poder apresentar o trabalho no Centro de Pinheiral. Além disso, é interessante que eles vejam os trabalhos realizados nas outras escolas e possam trocar essas experiências. Fazemos questão de passar por todos os projetos expostos pelas escolas, para mostrar o que está sendo feito", contou.

Um dos homenageados, no trabalho da Escola Municipal Prof. Domingas Alves Ferreira, o Dr. Adair Barbosa, historiador, artista e poeta de Pinheiral, e que participou de inaugurações importante na cidade, como a do Hospital Municipal de Pinheiral Aurelino Gonçalves Barbosa, Apae de Pinheiral e Rotary Internacional, também marcou presença no evento. Em uma entrevista concedida aos alunos, que foi reproduzida na apresentação, ele disse ficar feliz por ter participado do crescimento da cidade e lisonjeado pela lembrança, e mais feliz ainda, por ter sido procurado pelos alunos para saberem sobre suas origens. "Espero que continuem estudando e dando valor aos seus professores", deixou como recado às crianças.

O evento contou com a apresentação das seguintes escolas municipais: Rosa Conceição Guedes; Três Poços; Cel Laudelino Alexandre da Silva; Miguel Barbosa Junior; Isabel Alves Gusmão; Prof. Domingas Alves Ferreira; Paulo Freire; Manoel Teixeira; Maria do Carmo Fadul Ferreira; Alzira Vargas do Amaral Peixoto; Roberto Silveira.

RODA DE JONGO MARCA NOITE

DE APRESENTAÇÕES CULTURAIS

A programação seguiu com a Roda de Jongo de Pinheiral. Com tradição que vem sendo passada de geração em geração, e que se manifesta principalmente através da dança, do canto e da percussão, os jongueiros do município mostraram um pouco dessa cultura, que encanta a tantas pessoas por onde se apresentam.

Com 62 anos, e desde os 15 anos integrante do Jongo, Neide Aparecida, disse que é um orgulho para o grupo apresentar a manifestação cultural na própria cidade. "Ficamos muito contentes de participar dessas comemorações de aniversário do município. Nos apresentamos muito fora de Pinheiral e, é muito importante poder mostrar nossa dança dentro do nosso município, que é o nosso berço. É um sentimento diferente estar com o nosso povo", comemorou.

O prefeito de Pinheiral, Ednardo Barbosa fez questão, inclusive, de dançar na roda. "Fiquei muito alegre e feliz com a participação da Roda de Jongo na nossa festa de aniversário. Temos muito orgulho deles levarem o nome de Pinheiral para outras cidades e regiões. Agradeço muito a presença de todos nessa festividade de 23 anos de emancipação de Pinheiral", elogiou o prefeito.

O cantor Klebeir Barbosa encerrou a programação do dia, com um show de repertório bastante variado e animado.

PROGRAMAÇÃO DE SEXTA-FEIRA - Nesta sexta-feira, 15/06, a programação começa na Praça Teixeira Campos, no Centro, às 19 horas, com a Roda de Rima. Em seguida, será realizado um aulão de ritmos e danças, com a professora Maíla, às 20 horas, e às 21 horas, show com o cantor Silvio Nogueira.