Alunos de Pinheiral realizam plantio de mudas no Parque Fluvial

Saiba mais!

Na manhã desta terça-feira, cerca de 50 alunos da Escola Municipal Rosa Conceição Guedes, do Parque Maíra, realizaram o plantio de diversas mudas de árvores nativas da região no Parque Fluvial da cidade. A ação foi acompanhada por funcionários da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Rural, da Prefeitura de Pinheiral, e por técnicos do Instituto Estadual do Ambiente (INEA).

Além de auxiliarem os alunos a realizar o plantio de mudas de árvores no parque, os agentes do INEA derem uma aula de educação ambiental para os alunos sobre a importância das Matas Ciliares e sobre as espécies de árvores e animais que estão no Parque Fluvial de Pinheiral.
O Agente de Defesa Ambiente do INEA, Mauro Luiz Batista Júnior, destacou a importância da parceria entre INEA e Prefeitura de Pinheiral.

Este projeto é importante para a preservação da mata ciliar do Rio Paraíba do Sul, principalmente porque a nossa região sofre muito com a urbanização próxima ao rio, desmatamento e outros fatores. E é importante essa parceria do INEA, junto com a Prefeitura de Pinheiral, para realizarmos cada vez mais um trabalho forte na área da educação ambiental para multiplicar a importância da preservação, disse Mauro.

A Professora da Escola Municipal Rosa Conceição Guedes, Flávia Palácios, que acompanhou os alunos na atividade, destacou a importância de trabalhar a conscientização destes alunos.

Achei um trabalho bastante significativo, primeiro por ser uma aula prática, tirando os alunos do ambiente de sala de aula e, segundo, porque o ponto de partida para qualquer conhecimento é o ambiente que eles estão inseridos. É importante porque eles estão realizando um trabalho dentro do bairro deles. O principal disso tudo é a conscientização, porque muitos alunos ainda tinham hábitos de jogar lixo na rua, de jogar entulho na beira do rio e por ser uma aula prática, os alunos demonstraram grande interesse, disse Flávia.