Alunos de Escola de Pinheiral realizam plantio de mudas no Parque Fluvial

Ação é realizada pelo Inea, em parceria com a Prefeitura de Pinheiral

Quatorze mudas de árvores foram plantadas na manhã desta quarta-feira (04/07), no Parque Fluvial do Médio Paraíba. A ação, que é uma iniciativa do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), em parceria com a Prefeitura Municipal de Pinheiral, através das Secretarias Municipais de Ambiente e Desenvolvimento Rural e Educação, foi realizada por alunos da Escola Municipal Rosa Conceição Guedes, do bairro Parque Maíra. Aproximadamente 40 estudantes, entre 9 e 11 anos, participaram da atividade, que contou também com a presença do secretário de Ambiente e Desenvolvimento Rural, Fábio Nogueira. Além do plantio, os agentes ambientais aproveitaram para conversar com os alunos sobre a importância das matas ciliares e sobre as espécies de árvores e animais que estão no Parque.

O agente ambiental do Refúgio de Vida Silvestre Estadual do Médio Paraíba, Unidade de Conservação do Inea, Ednei Pereira Baesso Tavares, contou que em três semanas a ação com os alunos já possibilitou o plantio de 48 mudas de árvores na localidade. Foram plantadas cinco espécies: Aroeira-Pimenteira, Ingá, Quaresmeira, Ipê-Amarelo e Sibipiruna. Já estamos programando novos plantios e também vamos fornecer mais mudas para serem plantadas dentro da escola. Além do plantio, e de envolver as crianças nessa atividade, aproveitamos para falar sobre educação ambiental. Conversamos com eles sobre a importância da preservação da mata ciliar, sobre a questão da água, da diminuição do nível dos rios, do desmatamento e do assoreamento, e do lixo. Mostramos que tudo depende das nossas ações. Ficamos muito satisfeitos de ver as crianças tão animadas, contou.

Os também agentes ambientais da Unidade de Conservação, Andara Carvalho e Mauro Luiz Batista Júnior, também presentes na ação, destacaram o resultado positivo da ação. Muitas crianças procuram saber mais, nos questionam sobre os assuntos. Nossa intenção é passar para eles que precisamos conservar para o futuro e que eles são esse futuro. Em Pinheiral, já foram catalogadas 210 espécies de pássaros, sendo mais de 100 somente no Parque Fluvial. Aproveitamos então para falar sobre a flora e fauna. Sobre as aves e os animais no geral e a importância de preservação para a sobrevivência deles. Tentamos passar que é preciso as aves estarem soltas e não nas gaiolas, já que assim elas não contribuem em nada para o meio ambiente e ainda são seres vivos aprisionados, ressaltou.

Após o plantio, as crianças puderam observar um catálogo de espécies de pássaros e fizeram um passeio pelo Parque Fluvial, no qual o agente Mauro Luiz mostrou algumas dessas espécies e seus cantos para os alunos.

Andara contou que esse trabalho teve início com os alunos da Rosa Guedes, mas a intenção é envolver todas as escolas municipais. Começamos com essa unidade escolar, mas o objetivo é englobar todas as escolas. Estamos trabalhando junto com a Secretaria Municipal de Educação para fazer um calendário de atividades para realizar palestras sobre educação ambiental em cada escola, revelou.

A estudante Ana Carla de Souza da Silva, 11 anos, contou que adorou a atividade e que gostaria de participar outras vezes. Nunca tinha plantado antes, foi a primeira vez. Achei muito legal. E aprendemos que a planta é muito importante para a nossa respiração e que ela ajuda a cuidar do nosso planeta. E que, além de plantar, é importante preservar também, disse.

A professora, Josilene Pacheco, que acompanhou a atividade, destacou a importância da ação e contou que o assunto da preservação ambiental já é trabalhado em sala de aula. É importante que desde novos eles tenham esse pensamento de que é necessário ter essa consciência ambiental e fazer algo para melhorar. A questão ambiental já vem sendo trabalhado na escola desde o início do ano e permanece até o final. Trabalhamos esses conceitos em sala e temos a vantagem de ter o Parque Fluvial bem próximo. Temos o hábito de trazer os alunos para o local e esse plantio acrescenta ainda mais o ensino, avaliou.