Noticias

Pinheiral terá 100% de cobertura de Mediadores nas Escolas Municipais

Saiba mais!

Após a oficialização do cargo de mediador, em lei assinada pelo prefeito, Ednardo Barbosa, no ano de 2017 e do Concurso Público realizado no início de 2018, a Prefeitura Municipal de Pinheiral através da Secretaria Municipal de Educação prevê atingir 100% de cobertura dos mediadores nas escolas municipais. O objetivo é que os alunos com necessidades especiais, que estudam nas escolas da rede municipal e são mediados compreendam as questões pedagógicas e se desenvolvam de acordo com suas particularidades e seus ritmos de aprendizado.

A vice-prefeita e secretária municipal de Educação, Sediene Maia dos Santos, disse que a expectativa é completar 100% de cobertura dos mediadores nas escolas municipais já nos próximos meses.

A maioria dos mediadores já foram chamados pelo Concurso Público, mas ainda faltam alguns. Na medida em que eles vão chegando e se habilitando, estamos encaminhando para as escolas. Ainda não completamos 100% da cobertura, pois houve algumas desistências de candidatos do concurso, mas a maioria das crianças da rede pública de Pinheiral que necessitavam deste profissional já está assistida, disse Sediene.
Sediene ainda esclareceu que, segundo a lei vigente, cada mediador pode assistir até três crianças, mas existem casos de algumas crianças necessitarem de um mediador exclusivo.

Investimento em capacitação, treinamento e sala de atendimento de suporte

Até o momento os mediadores do município já passaram por duas capacitações e treinamentos, uma no dia 30 de junho, realizada no Centro de Ensino Municipal Roberto Silveira pela empresa GATE e outra em parceria com o Instituto Federal do Rio de Janeiro Campus Pinheiral.

Por ser um cargo novo vamos continuar investindo em capacitações e treinamentos para esses profissionais com o objetivo de oferecer uma educação cada vez melhor para as nossas crianças, disse Sediene.

Além das capacitações a Secretaria Municipal de Educação irá implantar em agosto um novo investimento: a Sala de Atendimento de Suporte Pedagógico. Em princípio, serão nas escolas municipais Domingas Alves Ferreira e a Estadual Municipalizada Alzira Vargas do Amaral Peixoto. A Sala de Atendimento de Suporte Pedagógico é um local onde os alunos a frequentarão por duas horas diárias, junto com um professor e o seu mediador.

As salas terão materiais concretos para aperfeiçoar a escolarização básica dos alunos, focando na construção da leitura escrita abrangendo conceitos lógicos e matemáticos, disse.