Sala para pequenas cirurgias em Hospital chega a 200 procedimentos

Confira

Desde a inauguração da sala para pequenas cirurgias, no Hospital Municipal Prefeito Aurelino Gonçalves Barbosa, no início de abril deste ano, na gestão do prefeito Ednardo Barbosa, já foram realizadas cerca de 200 cirurgias. Entre elas, cirurgias dermatológicas, gerais e agora, no mês de julho, mais uma especialidade: as cirurgias de vasectomia.

"Inauguramos a sala de pequenas cirurgias, mas temos interesse de ampliar com a implantação do centro cirúrgico. Ano passando também foi um grande ganho para as gestantes a sala de ultrassom que inauguramos no hospital, pois antes tínhamos que transportar as grávidas para outros municípios", lembrou o prefeito.

O secretário de Saúde, Everton Alvim, disse que a abertura da sala para pequenas cirurgias proporcionou acabar com uma demanda reprimida existente há anos no município.

"A sala para pequenas cirurgias nos ajudou a atender parte da fila de espera que tínhamos no município. Além disso, possibilitou atender boa parte da demanda que precisávamos encaminhar para outros municípios", disse Everton.

Outro benefício que o investimento trouxe foi conseguir iniciar as cirurgias do Programa de Planejamento Familiar com as cirurgias de vasectomia. De acordo com dados da Secretaria de Saúde, até o momento, já foram realizadas duas cirurgias dessa especialidade e outras seis já estão agendadas.

A coordenadora da Atenção Básica, da Secretaria de Saúde de Pinheiral, a enfermeira Rafaela Roquini, orientou quem tiver o interesse de participar do programa de Planejamento Familiar, deve procurar o Posto de Saúde mais próximo de sua casa.

"Hoje a gente oferece os métodos anticoncepcionais orais, o injetável, a inserção do DIU (Dispositivo Intra-Uterino) e agora a cirurgia de vasectomia. Inicialmente levantamos uma média de 24 pacientes que manifestaram o interesse de fazer a cirurgia de vasectomia. Para o procedimento, os pacientes passaram por uma triagem, onde foram orientados", disse Rafaela.