Prefeitura promove ação de Saúde Bucal com crianças da área rural
Confira
Além de uma avaliação, as crianças receberam orientação em um escovódromo montado no Hospital Municipal Aurelino Gonçalves Barbosa
Cerca de 30 crianças, moradoras da Área Rural de Pinheiral, estudantes das escolas municipais Miguel Barbosa Júnior e Coronel Laudelino Alexandre da Silva, participaram de uma ação de Saúde Bucal, promovida pela Prefeitura de Pinheiral, no Hospital Municipal Aurelino Gonçalves Barbosa, através da Secretaria de Saúde, com apoio da Secretaria de Educação. Além de passarem por uma avaliação dentária, elas receberam orientação sobre a forma correta de higienização bucal, em um escovódromo montado no local. A prefeitura disponibilizou transporte para buscar e levar as crianças para a ação, que contou com a participação da vice-prefeita e secretária de Educação, Sediene Maia.
"Essa ação é muito boa porque é voltada para a prevenção. Além disso, a realização da consulta, dessa avaliação dentária, é muito importante. Uma criança com uma boca bonita, sem cárie, fica mais alegre, sorri com mais facilidade, tem autoestima mais elevada. Fiz questão de participar e acompanhar", declarou Sediene Maia.
A ação faz parte do Programa de Saúde na Escola. Segundo a dentista, Carla Karla Cristina Souza, o Programa de Saúde da Família (PSF) faz uma triagem nas escolas e encaminha as crianças para o especialista.
"Hoje, resolvemos unir o atendimento dessas crianças com uma ação mais completa, com o escovódromo. Não simplesmente trazê-las para essa avaliação e tratamento, mas também conscientizar as crianças e os responsáveis sobre a importância da escovação correta", avaliou.
Após a consulta, todas as crianças receberam um kit, composto de escova de dente, creme dental e uma ilustração para colorir ou giz de cera e participaram da ação de escovação.
"É um kit singelo, mas as crianças ficam muito felizes. E com o escovódromo, conseguimos contribuir para a prevenção de problemas dentários maiores. Ressaltamos a importância da higienização da língua, de escovar corretamente os dentes, passar o fio dental. Fico feliz porque percebo que a situação vem melhorando. O índice de cáries era muito alto e vem diminuindo. Ações como essas fazem a diferença", frisou.
A auxiliar dentista, Mariana Aparecida Rodrigues, destacou alguns pontos percebidos durante a escovação das crianças.
"Percebi que a maioria escova os dentes muito rápido e utilizando muita força. Aproveitamos para ensinar a técnica correta para eles, como devem realizar a escovação, e destacar a frequência com que devem escovar os dentes", citou Mariana.
Apesar de dizer que não gosta muito de dentista, Gil Andreleson, disse que gostou da ação. "Achei legal e aprendi como escovar melhor os dentes. Vou escovar mais agora", prometeu.
A mãe de outra criança atendida elogiou a iniciativa e o apoio da Prefeitura com o transporte. "Moramos mais afastados do Centro e o fato de conseguirmos vir com um transporte gratuito da prefeitura ajuda bastante. E achei muito legal essa ação. Pego muito no pé da minha filha e vi que valeu a pena, porque ela não tinha nenhuma cárie", comemorou Kátia Maria Viana da Silva.