Atleta de Pinheiral é aprovada em teste no Vasco
Confira
A Atleta de Pinheiral, Thaissa Ribeira, de 12 anos, aluna do Centro Municipal de Ensino Roberto Silveira, foi aprovada em um teste do Clube de Regatas Vasco da Gama, na cidade do Rio de Janeiro. Agora, a atleta treinará e participará de competições defendendo as cores do clube.
Após se destacar nos Jogos Estudantis do Município de Pinheiral (JEMUPI), através das provas de 200m e corrida rustiquinha, ficando em pinheiro lugar em ambas as provas. Os profissionais do Departamento de Esporte, da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Lazer e Turismo, observaram o desempenho da atleta e entraram em contato com a equipe de atletismo do Vasco. Depois de marcado o dia do teste da atleta, a equipe do Departamento de Esporte também ofereceu um treinamento em tempo integral para ela.
O coordenador do Departamento de Esporte, Paulo Cesar Leite Franco, disse que o departamento vem observando os atletas da cidade e se empenhando para que tenham projeção no cenário esportivo.
Nós, do Departamento de Esporte, como organizamos todas as competições da cidade, sempre observamos os atletas que se destacam nestas competições. Quando observamos o potencial, como houve no caso da Thaissa, procuramos encaminhar os atletas para uma instituição que realize o trabalho mais adequado e mais especifico, como é o caso do Vasco da Gama, que talvez hoje tenha o melhor atletismo do Estado, disse Paulo.
Thaissa disse que o apoio que recebeu do Departamento de Esporte foi fundamental para ser aprovada no teste no Vasco. O apoio que recebi foi determinante para a provação no Vasco. Há poucos meses, estava disputando o Jemupi e agora vou disputar competições pelo Vasco. Desde pequena eu sempre gostei muito de atletismo, principalmente da prova de 200m, disse Thaissa.
O desempenho da atleta nos jogos estudantis da cidade chamou a atenção dos profissionais de Educação Física do departamento, durante as últimas competições esportivas promovidas.
Vimos que a Thaissa fez um tempo muito bom na prova dos 200 metros. O tempo dela, inclusive, estava melhor do que os tempos da categoria masculina, demostrando que ela estava muito acima das expectativas. Pela idade, pelo porte atlético, a gente achou que deveria encaminhar ela para uma instituição específica para que ela pudesse ter a oportunidade de seguir a carreira dentro do atletismo, disse Paulo.
O coordenador também afirmou que o fato da Thaissa conseguir dar esse passo importante na carreira serve para despertar a importância do JEMUPI em Pinheiral.
Isso demonstra que além de ser uma competição que tem o caráter de proporcionar a inclusão social nos alunos, o Jemupi revela atletas que tem um bom desempenho, que podem ser encaminhados para outras instituições para seguir a carreira profissional. Já tivemos outros exemplos na cidade, de atletas como Vagner de Barros, Gabriel dos Santos e Joyce Estela", analisou.