Projeto Cinema na Praça

Confira

A população de Pinheiral terá cinema gratuito na próxima semana. É o projeto "Cinema na Praça" promovido pela Secretaria de Esporte, Cultura, Lazer e Turismo, da Prefeitura de Pinheiral em parceria com o Instituto Dagaz, que acontecerá de 13 a 17 de agosto, às 19 horas, em cinco bairros da cidade.

O telão inflável que exibirá o filme "Hey Arnold" acontecerá na segunda-feira (13/08) próxima a unidade de Saúde da Família do bairro Parque Maira; na terça-feira (14/08), na quadra do bairro Varjão; na quarta-feira (15/08), na quadra do bairro Cruzeiro; na quinta-feira na quadra do bairro Palmeiras e na sexta-feira (17/08), no bairro Km 9. Além do filme, claro não poderá faltar a pipoca que será distribuída de graça para os que forem prestigiar o evento.

"Mais uma vez nosso município é agraciado pela parceria com o Instituto Dagaz e desta vez, com o projeto Cinestesia, que levará o cinema de forma gratuita até a população. Esta parceria é uma forma inteligente que temos buscado para promover cultura para os nossos cidadãos, tendo em vista, a falta de recursos que os municípios atravessam", disse.

O Cinestesia é um projeto audiovisual do Instituto Dagaz que cria espaços abertos ao diálogo e a troca de ideias a partir da exibição de filmes, documentários, curtas e média-metragens não comerciais. O projeto exerce função de descentralizar o acesso à cultura, levando títulos do cinema a comunidades com apoio e patrocínio do Instituto CCR, por meio da CCR NovaDutra.

O projeto é considerado muito mais do que um polo de exibição cinematográfica, pois o Dagaz entende que a função do cinema vai muito além do entretenimento, sendo uma poderosa ferramenta para a transformação social por fazer pensar, provocar o desenvolvimento de uma consciência e de um senso crítico. Por isso, o instituto busca sempre novos títulos que conversem com a realidade do público alvo e seja de fato agregador no âmbito educativo, cultural e social.

"Levar a arte do cinema aos bairros é algo fantástico para nós, até por entender que muitas destas crianças e adolescentes, de repente, nunca tiveram a oportunidade de ir ao cinema para assistir a um filme. Não vamos levá-las ao cinema, vamos levar o cinema até elas e, eu tenho certeza de que isso, será muito bem recebido em todos os bairros que o projeto irá passar. Estamos muito satisfeitos por estar em um governo, do prefeito, Ednardo Barbosa, que nos permite buscar parcerias como esta e, em momentos de crise, criamos braços de fomento a cultura para nossa população", disse.