Escola de Pinheiral apresenta Projeto premiado em Educação Ambiental

Saiba mais!

A Escola Municipal Miguel Barbosa Junior, localizada na área rural de Pinheiral, realizou na última sexta-feira (17/08) uma apresentação cultural e uma exposição de trabalhos para mostrar para a comunidade a continuidade do projeto de Educação Ambiental da escola que foi premiado pelo programa "+ Educação + Ambiente + Saúde", da Prefeitura Municipal de Pinheiral, em parceria com a Funasa.

O projeto realizado pelas professoras Kátia Yamada, Daiane Marques e pela diretora Joelma Avernaz tem como metodologia a sensibilização através da leitura e interpretação do livro "Sete Camundongos Cegos". Segundo a direção da escola foram trabalhadas as indagações que surgiram sobre as doenças causadas pelo descarte indevido dos lixos. Em outra etapa com as turmas foram trabalhados vídeos, imagens, músicas, roda de conversas, confecções de cartazes e folhetos, a criação de lixeiras exemplificando a coleta seletiva e ainda com pesquisas com os pais e reciclagem de papel com as sobras da unidade escolar.

A diretora da escola, Joelma Avernaz, contou como surgiu o projeto da escola que foi premiado.

"O projeto surgiu a partir do programa + Educação + Ambiente + Saúde, do curso em que as professoras e a equipe da escola se propuseram a fazer, ficando em primeiro lugar. A partir daí, a escola tinha que desenvolver o projeto. Cada turma trabalhou a sua realidade inserindo na proposta pedagógica do conteúdo programático. E, hoje fizemos a exposição dos trabalhos realizados até o momento e ainda continuaremos realizando esses trabalhos até dezembro", Joelma.

O secretário municipal do Ambiente e Desenvolvimento Rural, Fábio Nogueira, esteve presente no evento e disse estar satisfeito de ver que o programa + Educação + Ambiente + Saúde está rendendo frutos.

"Fomos convidados para participar da apresentação dos alunos para finalizar o projeto, o colégio teve o projeto vencedor do concurso que realizamos em Educação Ambiental. Os alunos se dedicaram bastante, realizaram alguns trabalhos na comunidade, conscientizando e ensinando os pais a importância da separação dos resíduos, colocando em prática o que eles estão aprendendo em sala de aula", disse Fábio.

O trabalho realizado na Escola Municipal Miguel Barbosa Junior apresentou êxito em sua execução, já que conseguiu a participação dos alunos e a colaboração e a iniciativa da comunidade escolar para realizá-lo. Durante o período de realização do projeto, os discentes se sensibilizaram sobre descartes indevidos dos resíduos sólidos e suas consequências ao meio ambiente, além de novos hábitos que foram observados a partir de relatos e atitudes cotidianas.