Alunos realizam apresentações do projeto "A cidade da gente"

Confira

Projeto consiste em um livro contendo histórias escritas por alunos da rede municipal sobre Pinheiral,

Dando prosseguimento ao projeto "A cidade da gente", promovido pela Prefeitura Municipal de Pinheiral, através da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a empresa MRS logística, o escritor, José Santos, esteve na manhã desta terça-feira (21/08), na Escola Municipal Professora Domingas Alves Ferreira, conferindo as apresentações dos alunos da própria escola e também das escolas municipais Rosa Conceição Guedes, Três Poços e Manuel Teixeira Campos Junior. José Santos será o autor do livro sobre Pinheiral, que surgirá deste projeto dos alunos da rede municipal.

"Já visitei algumas escolas e posso dizer que estou tendo as melhores impressões possíveis. Tem sido muito positivo. Encontrei livros muitos legais, de autores que conheço, sendo trabalhados, e fiquei impressionado também em saber que a merenda é composta por produtos orgânicos, de produtores rurais da cidade, e que existe toda essa preocupação. Isso é uma lição para ensinar a muitas cidades", destacou José Santos.

O escritor frisou ainda a qualidade do ensino de Pinheiral e ressaltou que tem se impressionado. "Gostei muito do nível de leitura e escrita dos alunos. O material que recebi é sensacional. Venho de uma cidade pequena, Santana do Deserto (MG), e precisamos acreditar mais nas pequenas cidades. Elas são celeiros de talentos. O esforço aqui em Pinheiral pela educação é impressionante. Estou gostando muito do que estou vendo, uma proposta pedagógica muito séria", elogiou.

A vice-prefeita e secretária de Educação, Sediene Maia dos Santos, destacou a importância do projeto e agradeceu a todos os envolvidos. "É um projeto maravilhoso, com a contribuição do escritor José Santos, que vai colocar no papel o que os alunos estão apresentando sobre a história de Pinheiral. São projetos como esse que fazem tudo valer a pena na educação. Um trabalho que tem uma missão tão importante, que é deixar registrado o que a comunidade pensa e vê, e deixar para o futuro. Só tenho a agradecer ao autor, alunos e professores, por terem montado esse trabalho. Por estarem participando e preparando um registro de fatos históricos da nossa cidade", frisou.

Foram realizadas apresentações culturais dos alunos, sobre assuntos relacionados a nossa cidade, e o escritor José Santos falou um pouco também do seu trabalho e chegou a ler trechos de alguns dos livros, de forma bastante descontraída e inserindo os alunos na leitura. O evento contou também com alguns artistas da cidade, como Adahir Gonçalves Barbosa, artista e poeta de Pinheiral, e que participou de inaugurações importante na cidade, como a do Hospital Municipal de Pinheiral Aurelino Gonçalves Barbosa, Apae de Pinheiral e Rotary Internacional; José Antônio Gomes, pintor, estudante da Apae e já eleito por duas gestões autodefensor engajado na luta em defesa dos direitos da pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla; e Lucia Regina Werneck Ferreira, artista plástica e professora de desenho em Pinheiral.

Júlia Dias Oliveira, 11 anos, da Escola Municipal Professora Domingas Alves Ferreira, disse que ficou muito feliz em participar de um projeto como esse. "Achei muito importante. Nossa escola trabalha todos os artistas e receber hoje outras escolas aqui para aprender com a gente e a gente aprender com elas também foi um ato muito legal. Foi uma troca de aprendizado. Já conhecia os artistas da nossa cidade, mas gostei muito de conhecer o escritor José Santos, e já estou ansiosa pelo livro sobre a história de Pinheiral", contou.

Quem também ficou muito feliz com o evento foi o estudante da escola Manuel Teixeira Campos Junior, Mickael Ferreira Faria, 11 anos. "Achei muito legal o evento. Gostei muito dos trechos que o escritor leu dos seus livros e fiquei com vontade de ler mais", disse.

PROJETO - O projeto consiste em um livro contendo histórias escritas por alunos da rede municipal sobre Pinheiral, em relação à história da cidade e cultura. Com a escrita da história, todo processo de pesquisa por parte dos alunos. As escolas municipais envolvidas neste projeto são: Alzira Vargas do Amaral Peixoto, Maria do Carmo Fadul Ferreira, Centro Municipal de Ensino Roberto Silveira, Miguel Barbosa Junior, Coronel Laudelino Alexandre da Silva, Domingas Alves Ferreira, Rosa Conceição Guedes, Três Poços, Manoel Teixeira Campos Junior e Paulo Freire. O objetivo do projeto além de valorizar a própria história do município é servir como trampolim para a autoestima e a realização pessoal dos alunos. Amanhã (22/08), as apresentações acontecerão no Centro de Ensino Municipal Roberto Silveira, com a participação dos alunos das escolas municipais Maria do Carmo Fadul Ferreira e Paulo Freire.