Prefeito participa de encontro com o Jongo e o IPHAN

Confira

O prefeito de Pinheiral, Ednardo Barbosa, participou de um encontro no Centro de Referência de Estudo Afro do Sul Fluminense (CREASF), junto com o grupo de Jongo de Pinheiral e comunidades jongueiras do Estado, que receberam a equipe do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Segundo a presidente do Creasf, Maria Amélia da Silveira Santos, o objetivo do encontro que aconteceu no último dia 18, é avançar no projeto de construção da sede própria do Jongo, na área em que possuem concessão, na antiga Fazenda São José dos Pinheiros, um dos pontos históricos de Pinheiral.

"Quero agradecer o convite do Jongo de Pinheiral para que estivéssemos juntos para receber a equipe a superintendente do IPHAN, Mônica Costa e a comunidade jongueira de outros municípios na cidade. Tenho certeza que juntos conseguiremos realizar muitos projetos em prol não só desta entidade, como a sua sede própria, mas também da cidade", disse o prefeito.

Fundado para preservar o jongo e suas tradições em 1998, o Centro de Referência de Estudo Afro do Sul Fluminense (CREASF) é um patrimônio cultural imaterial tombado pelo IPHAN em 2005. Aliás, tombamento em que a superintendente do IPHAN, Mônica Costa, relembrou. "Não é a primeira vez em que visito Pinheiral, também estive na inauguração do CREASF. Acho muito importante o apoio do prefeito com o bem nacional registrado. De ter esse entendimento, pois começa na base o apoio e o entendimento desse patrimônio brasileiro, por isso fiquei muito feliz com a presença dele nesse encontro. Quanto ao Iphan, o que precisar, estará parceiros para ajudar e colaborar para o fortalecimento desse bem cultural nosso", disse a superintendente do IPHAN, Mônica Costa.

A presidente do Creasf, Maria Amélia da Silveira Santos, falou sobre a importância da construção da sede e agradeceu o apoio já vem sendo dado pelo Poder Público. "Tivemos uma reunião em Vassouras junto com várias comunidades jongueiras e o objetivo dessa reunião era levantar quais ainda não possuíam a sua sede própria. Nessa reunião, junto com o Iphan e as comunidades jongueiras, saímos com o propósito de passar essa ideia para o grupo e buscar a parceria com o Poder Público. O prefeito nos atendeu prontamente e, a partir disso, colocamos que a visita do Iphan em Pinheiral, era para somar nesse projeto para a construção da sede. Como já temos o termo de concessão, a ideia é buscar a parceria e para isso, pedimos o prefeito à elaboração de uma carta para estarmos buscando esses meios junto aos empresários e também aos órgãos, por meio de emenda parlamentar. O Parque das Ruínas do Casarão, para nós, será um lugar turístico, pois é um marco histórico, que vem dos antepassados e dos que foram escravizados, na Fazendo São José dos Pinheiros. Nada mais junto que tenhamos nossa sede construída lá. Por isso, o objetivo desse momento é sentar e pensar como será construída a sede em prol dos antepassados, do Jongo, que tem a frente o Creasf, que é a nossa Ong", disse Maria Amélia.