Prefeito vai à ANEEL buscar aprovação de Projeto de eficiência energética
Pinheiral conquistou o terceiro lugar entre os 92 municípios do Estado do Rio na classificação de projeto da Light
O prefeito de Pinheiral, Ednardo Barbosa, participou de uma reunião em Brasília nesta quarta-feira (05/09) com membros da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). O objetivo é obter apoio para a aprovação e implantação do Projeto de Eficiência Energética da Light, em Pinheiral. O projeto visa contribuir para a economia de energia elétrica no município, bem como para a eficiência da iluminação pública, e consequentemente para a preservação do meio ambiente e para a segurança da população. Assim pode ser apresentado o Projeto de Eficiência Energética, da Light. Com ele, as lâmpadas fluorescentes de diversas ruas, avenidas e rodovias, serão substituídas por lâmpadas de LED. Além disso, Pinheiral ainda pode ser contemplado com outros dois projetos da concessionária de distribuição de energia elétrica, para a substituição das lâmpadas dos prédios públicos e ainda para a instalação de uma usina fotovoltaica.
"Estive hoje em Brasília e me reuni nesta manhã com o superintendente da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), Ailson de Souza Barbosa e os especialistas em Regulação, Carmen Silva Sanches e Márcio Venício Pilar Alcântara, em busca de concretizar mais um importante projeto para o nosso município. Estamos muito felizes. Ficamos em terceiro lugar entre os 92 municípios do Estado do Rio na classificação deste projeto da Light, de substituição da iluminação pública da cidade. Assim vamos melhorar de forma significativa a iluminação dos bairros e das principais vias do município, que vai resultar também na segurança da nossa cidade. Já temos em fase de teste, três pontos de Pinheiral com esse tipo de iluminação", destacou o prefeito Ednardo Barbosa.
"Por isso, junto com o deputado federal, Alexandre Serfiotis, vim pedir apoio para essa aprovação, pois será mais um investimento que vai oferecer segurança para a população e gerar economia para cidade", completou Ednardo.
O Controlador Geral do município, Francisco Lopes, explicou que a primeira chamada pública da Light para a apresentação de projetos de eficiência energética e iluminação pública aconteceu em abril deste ano. E Pinheiral conquistou o terceiro lugar nesta chamada, entre os municípios participantes. "Encaminhamos o projeto para essa substituição das lâmpadas fluorescentes pelas de LED em ruas, avenidas e rodovias de Pinheiral. São cerca de 70 ruas no total. Vimos essa chamada pública como oportunidade para o município por vários aspectos, entre eles a economia que a administração pública terá com essa troca, a segurança dos moradores, com as ruas mais iluminadas, e também, por essas lâmpadas serem mais sustentáveis e duráveis. Com essa troca, a administração municipal vai economizar cerca de 40% com energia", declarou.
Ainda de acordo com o Controlador Geral, mais melhorias nesse setor estão por vir, já que a Prefeitura de Pinheiral está participando de um novo chamamento público da Light, desta vez para a substituição das lâmpadas dos prédios públicos, que serão 100% eficientizados, e ainda para a instalação de uma usina fotovoltaica no município, no Parque Fluvial do Médio Paraíba. Para isso, já foi realizada uma visita técnica no parque para avaliar o local de instalação da usina, com a presença do Controlador Interno e do secretário Municipal de Ambiente e Desenvolvimento Rural.
"São projetos inovadores. A usina será voltada para a produção de energia elétrica utilizando painéis fotovoltaicos e a radiação solar. A energia será gerada, enviada para a rede da Light, e teremos a redução de acordo com essa energia está sendo gerada", frisou.