Prefeitura de Pinheiral promove Oficina Pública do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos

Confira

O auditório da sede da Prefeitura de Pinheiral foi palco da Oficina Pública do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS). O evento aconteceu na tarde de quarta-feira, 12/09, e contou com a presença da vice-prefeita e secretária de Educação, Sediene Maia dos Santos, do secretário de Ambiente e Desenvolvimento Rural, Fábio Nogueira, e demais secretários municipais.

A Oficina teve como objetivo a discussão junto a sociedade da etapa de prognóstico (produto 4), do Plano Municipal, que é uma iniciativa da Prefeitura Municipal, em parceria com o Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (CEIVAP) e a Associação Pró-gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP). O plano trará as diretrizes e estratégias que o município adotará nos próximos 20 anos para alcançar a sustentabilidade ambiental, econômica e financeira na gestão e gerenciamento de resíduos sólidos.

"Essa é a última etapa parcial do Plano Municipal e é composta pelo todo do planejamento, com base no que foi feito nas etapas anteriores. Nessa fase do prognóstico, é proposto um planejamento para o município para os próximos 20 anos, ou seja, como a cidade deve atuar nesse período, na questão dos resíduos como um todo", explicou o analista da empresa DMTR Engenharia, responsável por desenvolver o plano, Guilherme Jauri Mazutti Michel.

O planejamento desenhado foi apresentado anteriormente para o prefeito de Pinheiral Ednardo Barbosa e para os secretários municipais e logo após, para os presentes na oficina. Até o dia 19 de setembro, é possível enviar sugestões, tirar dúvidas ou fazer outros questionamentos sobre o prognóstico, que está disponível para consulta pública no site: http://pinheiralpmgirs.wixsite.com/pmgirs.

Guilherme Michel destacou a importância da administração pública para a elaboração do plano. "A próxima etapa é a reunião de todos os documentos em um só, que é o Plano Municipal em si, para então ser realizada uma audiência pública. Se a prefeitura não atuar no que está proposto nele, ele não sai do papel. E é importante destacar a importância da população, que é parte atuante do plano. Neste produto 4 que é específico a educação voltada a mudar os costumes da população, para que ela faça parte do que vai ocorrer", destacou.

O secretário de Ambiente e Desenvolvimento Rural, Fábio Nogueira, lembrou que o estudo para a elaboração do plano vem sendo realizado desde junho de 2017.

"Foi feito todo o levantamento em relação aos resíduos gerados no município, a forma de descarte, qualidade, tipo e quantidade. Nesse prognóstico, constam as propostas para os próximos 20 anos. É uma escala onde são apresentadas as metas para curto, médio e longo prazo. Para nós está sendo muito importante, porque o plano é fundamental, exigido pela Política Nacional de Resíduos Sólidos. Temos hoje cerca de 70% do plano elaborado e pretendemos até o final do ano ter o plano finalizado", avaliou o secretário.

Na oficina foi apresentada a prospecção e definição dos cenários de referência, programas, projetos e ações, prospectivas e diretrizes técnicas, mecanismos para monitoramento e avaliação, identificação das áreas favoráveis à disposição final de rejeitos, ponderações quanto à situação prognosticada e estimativa de custos.