Pinheiral promove diversas atividades da Campanha Setembro Amarelo

Confira

A Prefeitura de Pinheiral está promovendo uma série de atividades em alusão a Campanha Setembro Amarelo. Estão sendo realizadas atividades nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e em unidades escolares municipais. Ao longo do mês, palestras e ações vem sendo promovidas com o objetivo de alertar a população a respeito do suicídio no Brasil e no mundo, trabalhar formas de prevenção, bem como a desmitificação de alguns preconceitos.

A Secretaria de Educação está realizando o projeto "Todos Pela Vida", com alunos do 6º ao 9º ano da rede municipal de ensino. Segundo a coordenadora Pedagógica da Equipe Multidisciplinar da secretaria, Rosângela Lima, as ações estão acontecendo nas escolas municipais Rosa Conceição Guedes, Maria do Carmo Fadul Ferreira e Centro Municipal de Ensino Roberto Silveira, com objetivo de sensibilizar os adolescentes sobre o tema.

"Estamos visitando essas unidades e a psicóloga Jaline Lima ministra as palestras para as turmas com o objetivo de fazê-los compreender o conceito de prevenção ao suicídio e valorização da vida, sensibilizar os jovens para o entendimento de que existem formas de tratamento e identificar os fatores de risco. Está sendo muito produtivo", avaliou a coordenadora.

Também buscando sensibilizar a população sobre a importância da campanha, na manhã desta quarta-feira, 26/09, as crianças da Creche Municipal Geralda Muzza de Faria Barbosa, realizaram uma ação por ruas da cidade. Com a presença dos responsáveis, os pequenos distribuíram mensagens de força e apoio às pessoas. Todos estavam com balões e fitas amarelas, que é a cor que simboliza a campanha.

"Trabalhamos na creche com o projeto "Fazer o bem sem olhar a quem, venha com vovô gentileza você também", e tivemos a ideia de integrar essa campanha do Setembro Amarelo a esse projeto. Começamos a explicar sobre o assunto as crianças, claro de acordo com a faixa etária deles, falando que é uma doença que as pessoas ficam muito tristes e que precisam de alegria. Eles criaram então, junto com os pais, cartões com mensagens positivas, que foram entregues à população", explicou a pedagoga Aline Muniz, frisando que a creche sempre busca integrar a família nas ações.

Segundo ela, essa atividade foi pensada como uma maneira das crianças e a unidade fazerem parte de uma campanha tão importante como essa de prevenção ao suicídio. "As crianças levam alegria por onde passam. Após receber uma das mensagens, uma senhora agradeceu e disse que era tudo que ela precisa escutar no dia", destacou.

PALESTRAS NOS CRAS

Além dessas atividades, também estão sendo realizadas nos CRAS dos bairros Parque Maíra e Cruzeiro, palestras sobre o tema. Hoje, as atividades terão continuidade com a palestra "Prevenção ao Suicídio", com a psicóloga Dáina Viana, no CRAS do Parque Maíra, às 14 horas. O tema já foi abordado em uma palestra ministrada pela psicóloga, no dia 20, no CRAS do Cruzeiro, e também no dia 21, na mesma unidade, pela orientadora social Patrícia Otogali e a psicóloga Rafaela Bartolini.

O evento terá prosseguimento nesta quinta-feira, 27/09, com a palestra "Valorização da Vida" com a psicóloga Carla Fernanda e Marcelle, às 14 horas, e no dia 28, sexta-feira, último dia das atividades, a psicóloga Dáina Viana, falará sobre a "Prevenção ao Suicídio", com uma reunião da família, no CRAS Cruzeiro, Às 14 horas.