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Cras de Pinheiral obtém ótimos resultados no índice de desenvolvimento

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Pinheiral tem mais um motivo para comemorar. Desta vez, no que diz respeito aos serviços ofertados pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município. A cidade obteve ótimos resultados no Índice de Desenvolvimento do CRAS (IDCRAS), que são os indicadores que permitem medir a qualidade dos serviços prestados pelos Centros de Referência. As notas foram divulgadas pela Coordenação Geral dos Serviços de Vigilância Social, juntamente com o Departamento de Gestão do Sistema Único de Assistência.

Segundo a secretaria de Assistência Social e Diretos Humanos, da Prefeitura de Pinheiral, o IDCRAS retrata o grau de desenvolvimento dos CRAS, segundo as informações coletadas no Censo do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), com relação a três dimensões: Estrutura Física, Recursos Humanos e Serviços e Benefícios, tendo como nota máxima, a nota 5. A unidade do Cruzeiro recebeu nota final 5 e a do Parque Maíra, 4.

"Essa nota é dada pelos serviços oferecidos na área de Assistência Social pelo CRAS e também em relação a estrutura física. Em relação aos benefícios e atendimentos aos usuários, recebemos a nota máxima nas duas unidades, dos bairros Cruzeiro e Parque Maíra. A unidade do Parque Maíra obteve nota final 4, com relação a estrutura, por contra da questão de acessibilidade da unidade, mas já estamos em busca de um local mais acessível para mudarmos o CRAS e atendermos melhor a todos os usuários", destacou a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Patrícia Rivello.

RESULTADO - Segundo a secretária, Pinheiral registrou crescimento no resultado do índice de 2017, em que obteve nota final de 5, na unidade do Cruzeiro, e 4, do Parque Maíra, com relação ao índice e 2016, em que obteve as notas, 3,33, no Parque Maíra, e 4,33, Cruzeiro. A média final obtida por Pinheiral no sistema do IDCRAS, levando em conta as notas das duas unidades, foi 4,5, tendo com nota máxima 5.

"É uma nota de avaliação de todo esse trabalho da assistência no nosso município. Desde que assumimos a secretaria, organizamos os CRAS, implantamos novos serviços, como os grupos de Fortalecimento de Vínculos e Serviços de Convivência, além de reorganizarmos toda a documentação das unidades. Temos muito orgulho do trabalho que vem sendo realizado, como dinâmicas, palestras, atendimentos dentro do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), o projeto de Segurança Alimentar, com o fornecimento de cestas básicas e de alimentos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), entre outros. Além disso, implementamos nossa documentação totalmente padronizada, com um cartão de atendimento voltado para aqueles que possuem atendimento contínuo", citou Patrícia.