Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada é lançado em Pinheiral

O objetivo é garantir a alfabetização de todas as crianças até o Segundo Ano do ensino fundamental

Com o objetivo de fortalecer o acesso  à alfabetização de qualidade, a Prefeitura de Pinheiral, por meio da Secretaria de Educação (SME), realizou nesta terça-feira, 07, o lançamento do Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada. O evento aconteceu no Centro Municipal de Ensino Roberto Silveira (CMERS) e contou com a presença do secretário da pasta, Fernando Cabral, professores, diretores e profissionais da área educacional.

O Leitura e Escrita  na Educação Infantil (LEEI) é um programa do Governo Federal, cujo intuito é ofertar formação continuada aos profissionais da Educação Infantil  com foco na oralidade, leitura e escrita. Além disso, o programa também visa garantir a recomposição das aprendizagens, com foco na alfabetização, de 100% das crianças matriculadas nos 3º, 4º e 5º anos, afetadas pela pandemia.

O secretário municipal de Educação, Fernando Cabral, ressaltou a importância da adesão ao programa, visando garantir que todas as crianças estejam alfabetizadas até o final do segundo ano do ensino fundamental.

“ A iniciativa demonstra o comprometimento da educação de Pinheiral com a constante melhoria do ensino, enfatizando o reconhecimento de que a alfabetização constitui a base para uma sociedade mais igualitária e justa. Além disso, ressalta o papel crucial dos educadores como catalisadores de mudanças e construtores de um futuro melhor para nossos alunos. Reconhecemos que este é um processo em evolução, exigindo avanços e aprimoramentos contínuos. No entanto, estamos confiantes de que, ao incentivarmos a leitura e a escrita para os estudantes, eles alcançarão excelentes resultados. Esperamos que os profissionais, ao participarem deste encontro, se tornem agentes multiplicadores deste processo em suas salas de aula, inspirando e desenvolvendo os alunos”, disse o secretário.

A diretora de Departamento pedagógico, Maximilia Brandão, enfatizou a relevância do trabalho dos educadores na formação das futuras gerações, evidenciando a responsabilidade e o impacto positivo que exercem na sociedade.

“Estamos vivendo um momento privilegiado, onde os professores da Educação Infantil e professores Alfabetizadores desempenham um papel fundamental em nossas vidas e, com certeza, deixarão uma marca duradoura na vida de cada criança. Que vocês possam aproveitar este momento de aprendizado que são de extrema importância”, falou a diretora.

A Articuladora do programa no município, Eliziaria da Silva  Carvalho, destacou importância desse programa, sendo que é a primeira vez que a educação infantil da cidade recebe um programa nacional específico, com uma coordenação própria e equipe especializada.

“ Pinheiral é um dos municípios que sempre participa de todos os programas oferecidos pelo governo e o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada não é exceção. Sabemos que a educação infantil tem as suas particularidades e especificidades, que são muitas e acreditamos que vai dar certo e que teremos daqui para a frente uma parceria de muito sucesso”, pontuou a articuladora.