Conselheiros e Ex-conselheiros se reúnem em Fórum

Centenas de pessoas estiveram presentes

A Prefeitura de Pinheiral, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos(SMASDH) , do Conselho Tutelar e da Comissão gestora do Fórum de Conselheiros e Ex-conselheiros Tutelares do Estado do Rio de Janeiro, promoveu nos últimos dias 01,02 e 03 de setembro, o  81º Fórum Regional do município. O encontro foi realizado no salão de festas da Igreja católica Divino Espírito Santo e o tema deste ano foi: “A saúde mental das crianças e adolescentes e a Rede de atendimento , tendo o lema ‘Setembro Amarelo’ todos pela vida” e participaram do evento conselheiros das cidades de Angra dos Reis, Sumidouro, Bom Jesus do Itabapoana, Duque de Caxias, Rio das Flores, Vassouras, Rio Claro Teresópolis, entre outros.

O Fórum reuniu centenas de pessoas e diversas autoridades, entre elas a vice-prefeita Sediene Maia, a secretária da pasta, Patrícia Rivello, de Educação Fernando Cabral, presidente da Associação de Conselheiros Tutelares do Estado do Rio de Janeiro, Tatiana Charles e o Conselheiro Tutelar do município, Thiago Pena. O evento contou ainda com a apresentação musical de saxofone pelo professor Flávio e  do Jongo de Pinheiral.

Na sexta-feira, 01, a palestrante foi a Assistente Social e Gerente de Qualidade de Vida, Raquel Cruz e o Psicólogo e Mestre em Estado, Thiago Guimarães. Já no Sábado, 02, o Pós-doutor e Doutor e Mestre em Educação, Marcio Alexandre, professor e Secretário Municipal de Educação do município de Armação de Búzios, Rodrigo Ramalho, psicólogo e Neurocientista, Alan Christi e o também psicólogo Clínico e Social, Roger Hendryo.

Esta 81ª edição do Fórum teve o intuito de promover um momento de debate entre os representantes de diversos municípios sobre a prática do Conselho Tutelar e sua articulação com a rede de proteção à criança e ao adolescente.

A secretária da SMASDH, Patrícia Rivello, destaca a importância do evento para os participantes e acredita que teve um impacto positivo para o município.

- Este evento é de suma importância para a cidade, pois possibilitou com que os presentes pudessem interagir, trocando experiências e atualizando seus conhecimentos através das palestras. É sempre gratificante estar presente- destacou.

De acordo com o secretário de Educação, Fernando Cabral, o Fórum é um espaço de luta pelas garantias da criança e do adolescente.

- O tema é extremamente pertinente, principalmente neste período pós-pandemia. Quero colocar a secretaria de educação à disposição de todos os conselheiros, pais e responsáveis e temos a certeza que iremos continuar buscando os direitos de nossas crianças e adolescentes- disse.

O conselheiro tutelar de Pinheiral, Thiago Pena, destacou o impacto do fórum para os presentes.

- Eventos como este, além de enriquecedor é fundamental para sairmos um pouco do ambiente rotineiro, fazendo estreitar os laços de entrosamento e troca de experiências com colegas que atuam em outros municípios, aumentando a prática sobre novas leis e resoluções que envolvem a garantia de direitos e traz para a cidade um impacto de melhoria e desempenho na relação entre o conselho tutelar e toda a rede de apoio. Aproveito para agradecer a todos os participantes, ao professor Flávio pela belíssima apresentação e o grupo de Jongo que abrilhantou o nosso evento- afirmou.