Desfile Cívico em Pinheiral reúne milhares de pessoas

Evento contou com a presença de autoridades, alunos, profissionais da Educação, responsáveis e público em geral

O Desfile Cívico em comemoração a Independência do Brasil realizado na última quinta-feira,07, na Rua Nini Cambraia em Pinheiral, reuniu milhares de pessoas, entre crianças , jovens, profissionais da educação, responsáveis e público em geral. O evento, promovido pela Secretaria de Educação  e Departamento de Esporte, contou com a apresentação de creches e das mais de 30 instituições da rede pública municipal, estadual, particular , entre outras, como o Instituto Federal do Rio de Janeiro(IFRJ) e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais(APAE). O desfile escolar têm o objetivo de promover o nacionalismo, o patriotismo, o civismo e a cidadania, além de apresentar aos estudantes a diversidade cultural existentes no país.

A cerimônia foi iniciada com o hasteamento das bandeiras e a execução dos hinos Nacional e da Independência, que teve a participação do prefeito do município, Ednardo Barbosa, Vice-prefeita, Sediene Maia e o secretário de Educação, Fernando Cabral.

Foram abordados durante a atividade, temas diversos como o racismo, a importância da prática esportiva,  igualdade racial , além de homenagens ao grupo de Jongo de Pinheiral, para a diretora do Centro Municipal de Ensino Roberto Silveira, Ana Marizy Mello Silva, mais conhecida como Ziza, que esteve recentemente hospitalizada.

Assim como no ano passado, a Prefeitura realizou o desfile de apresentação de 11 novos veículos, estes adquiridos apenas em 2023. No ano passado também foram apresentados novos automóveis ,cerca de 60.

Estiveram presentes no desfile cívico, o  prefeito Ednardo Barbosa, vice-prefeita Sediene Maia, secretários de Governo, Estanislau Corrêa, Desenvolvimento Econômico, Júlio Barbosa, Esporte, Cultura, Lazer, Juventude e Turismo, Aline Gouvêa,  Educação, Fernando Cabral, Saúde, Everton Alvim, Serviços Públicos, Jailson Rodrigues, Planejamento, Gestão Estratégica e Obras, Carlos Henrique, Administração, Wagner Soares, Ambiente e Desenvolvimento Rural, Fábio Nogueira, procurador geral do município, Joviano Cunha e controlador geral, Francisco Lopes, além dos vereadores Mário Arthur, Carina Valim, Leonardo Barros, Jordácio Elias Mendonça, Leonardo Cabral, Demóstenes Nunes e Luiz Carlos da Silva(Luiz Enfermeiro).

No evento, os presentes puderam conferir a apresentação da equipe de Ginástica de Trampolim , voleibol feminino , Jiu Jitsu e  Academia da Saúde, projetos oferecidos gratuitamente pela prefeitura , desfile dos participantes de projetos esportivos e sociais como o Ativaidade, dos programas oferecidos pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, a participação da Fanfarra do Ciep 477 José Juarez e da estreante no desfile da cidade, o instituto Educacional Mundo Encantado.

Para o prefeito Ednardo Barbosa, o desfile cívico é sempre um momento emocionante.

- É gratificante prestigiar este momento tão importante para os brasileiros e munícipes. Mais uma vez, as instituições escolares realizaram um lindo desfile e temos a certeza que chegamos ao fim do desfile com o dever cumprido. Agradeço a toda a população que veio assistir as apresentações, as secretarias envolvidas e principalmente aos professores, diretores e alunos pela dedicação e empenho – disse.

De acordo com o secretário de Educação, Fernando Cabral, o evento  ofereceu uma oportunidade única para que os estudantes pudessem se envolver com a história do país e a cultura do município

- Foi mais do que uma simples celebração da independência, foi um lembrete vívido do valor da educação como um veículo de transformação e progresso. Cada escola e grupo trouxe à vida seu pedaço da narrativa, mostrando um pouco da história de Pinheiral e diversos temas importantes para o nosso cotidiano- destacou.