ENCONTRO DE JONGOS DO VALE DO CAFÉ EM PINHEIRAL TERÁ APOIO DA PREFEITURA

Evento será neste sábado, dia 12 de novembro, no Parque das Ruínas

Pinheiral sedia neste sábado,12 de novembro, o Encontro de Jongos do Vale do Café, no Parque das Ruínas do Casarão, das 11 às 21h30, em comemoração ao mês da Consciência Negra. O evento contará com o apoio da Prefeitura de Pinheiral, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Lazer, Juventude e Turismo (SEMECULT) e terá início às 10 horas com uma recepção às comunidades jongueiras na Casa do Jongo.

O Encontro de Jongos do Vale do Café conta ainda com incentivo da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio e do Governo do Estado, com o apoio do Samba do Abacateiro e da Rede de Patrimônio Imaterial do Estado do Rio.

O evento, que é uma realização do Jongo de Pinheiral, da Rede de Jongo do Vale do Café, do Instituto Floresta e do CREASF - Centro de Referência Afro do Sul Fluminense será realizado no Parque das Ruínas, a partir das 12 horas com roda de boas vindas e barracas de artesanatos, comidas e bebidas, às 15 horas será promovida a “Oficina de Oralidades” com Mestras e Mestres do Vale do Café.

Às 17h terá início o grande Encontro de Jongos do Vale do Café com abertura das rodas e a apresentação do grupo anfitrião Jongo de Pinheiral. Em seguida acontecerão as Rodas do Jongo das comunidades de Arrozal, Vassouras, Barra do Piraí e do Quilombo São José – Valença. Ao final, todo público será convidado para entrar na roda e dançar ao som dos tambores do Jongo.

O encerramento será às 21h30 com uma grande Roda de Samba que celebrará a união das comunidades negras do Vale e o Mês da Consciência Negra, no coração do Vale do Café, berço da cultura Bantu.

O encontro reunirá as cinco comunidades centenárias de Jongo do Vale do Café responsável pela criação do ritmo: Pinheiral, Arrozal, Vassouras, Barra do Piraí e Quilombo São José – Valença que tem como objetivo salvaguardar e divulgar o ritmo e promover a sustentabilidade de suas comunidades e da região do Vale do Café como um todo através do turismo étnico e da implantação do Circuito Afro do Vale do Café.

O Vale do Café foi o local onde o Jongo nasceu. As cinco comunidades herdeiras desta tradição, considerada “pai do samba” constituem o Circuito Afro do Vale do Café e foram reconhecidas em 2005 pelo Instituto de Patrimônio Histórico Nacional - IPHAN como patrimônio imaterial do Brasil.

A presidente do CREASF, Maria Amélia da Silveira Santos, mais conhecida como Meméia, falou sobre as expectativas do evento.

- Esperamos que o evento seja brilhante que possa marcar a história e a tradição do povo negro daqui da região do vale do café e, também, fazer com que o público que estiver presente e conhece a cultura popular do país, possa valorizar as culturas regional e local. Que seja uma oportunidade para que a população de Pinheiral possa valorizar a cultura da cidade, o jongo, capoeira, como tantas outras danças que agregam ao turismo e cultura. Será ainda um espaço de visitação do nosso memorial da escravidão, localizado no Parque das Ruínas. Então, as expectativas são as melhores possíveis. Esperamos que todos gostem e que os visitantes queiram voltar à nossa cidade para futuros eventos culturais – disse.

-Será uma grande satisfação apoiar o Encontro de Jongos do Vale do Café, principalmente, pela tradição e raízes que tem a dança em nossa cidade. É nosso dever contribuir com a preservação da expressão das comunidades negras do sudeste, considerada patrimônio imaterial do Brasil desde 2010. A gestão do prefeito Ednardo Barbosa e da vice-prefeita, Sediene Maia, está sempre pronta a apoiar eventos culturais. Contem conosco – disse a secretária de Cultura, Aline Gouvêa.

- Estamos felizes em poder contribuir com o evento dessa cultura afro que é tão importante para a nossa cidade, que é intitulada Cidade do Jongo e ainda mais em receber a Rede de Jongo do Vale do Café. Espero que o evento seja proveitoso, que possa fortalecer a dança e fazer com que seja ainda mais reconhecida – destacou o prefeito Ednardo Barbosa.