Escola Rosa Conceição Guedes promove debate sobre inclusão com alunos

A iniciativa teve como público as turmas do Ensino Fundamental
A Escola Municipal Rosa Conceição Guedes, localizada no bairro Parque Maíra, vêm promovendo importantes ações de conscientização com os alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, abordando temas como respeito às diferenças, autismo e combate ao bullying.
Os alunos contaram com a realização de rodas de conversa, atividades lúdicas e de conscientização, coordenadas pelas professoras Ludmyla Carvalho e Helen Chiarelli, responsáveis pela sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE).
De acordo com Ludmyla, a atividade também buscou fortalecer a autoestima dos alunos. "Falamos sobre a importância de aceitar a si mesmo e não se deixar abalar pelas opiniões negativas dos outros. Precisamos aceitar as diferenças e não julgar o outro por aquilo que ele é. O respeito começa em casa, passa pela escola e precisa ser levado para a vida toda", comentou a professora.
Um dos pontos mais delicados discutidos foi o medo que alguns alunos sentem ao denunciar situações de bullying por medo de represálias - "Conversar com os responsáveis e com os alunos que praticam bullying nem sempre surte o efeito desejado. Sempre será necessário um trabalho mais profundo de sensibilização. É nesse momento que entramos como parte importante nesse processo", destacou a diretora Maria Amélia Santos.
A iniciativa fez parte das ações da Secretaria Municipal de Educação em alusão ao Abril Azul, mês dedicado à conscientização do autismo. Assim como ocorreu na Escola Rosa Conceição Guedes, todas as demais unidades escolares estão promovendo atividades voltadas ao tema.