Loja do Artesão é reaberta em Pinheiral

Local é ponto de exposição e venda de produtos artesanais

A Prefeitura de Pinheiral, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Lazer, Juventude e Turismo (SEMECULT), realizou nesta quarta-feira (05-07) a reabertura da Loja do Artesão. O local, que funciona na Antiga Estação Ferroviária, é ponto de exposição e venda de produtos artesanais do município. O lugar funcionará de segunda à sexta-feira, das 09 às 17 horas.

A loja é um espaço cedido de forma gratuita pela Prefeitura de Pinheiral para fomentar e incentivar a venda de produtos dos artesãos, visando gerar renda e atrair o turismo. Atualmente a cidade possui mais de 80 artesãos cadastrados.

Entre os presentes estavam o prefeito Ednardo Barbosa, a vice-prefeita Sediene Maia, a secretária de Esporte, Cultura, Lazer, Juventude e Turismo (SEMECULT) Aline Gouvêa, Desenvolvimento Econômico Júlio Barbosa, Educação, Fernando Cabral, além do vereador e presidente da Câmara de Vereadores, Mário Arthur.

O prefeito Ednardo Barbosa destacou a importância da reabertura para a cultura no município e deseja sucesso nas vendas para os artesãos.

- A reabertura marca o compromisso da nossa gestão com os artesãos da cidade, pois sabemos que o artesanato desempenha um papel importante na economia e na cultura de Pinheiral, proporcionando uma fonte de renda significativa para muitas famílias. Agradeço a toda equipe de Cultura pelo empenho e aos artesãos pelo trabalho realizado – disse.

A vice-prefeita Sediene Maia relembrou que o prédio onde atualmente foi reaberto para o funcionamento da Loja do Artesão, era uma estação ferroviária e funcionava como ponto de encontro dos jovens e visitantes da cidade.

- Ao falarmos deste espaço, lembramos da história de Pinheiral. Os encontros eram concentrados neste local após as festividades da cidade, aonde os visitantes vinham para olharem o trem passar. Assim como era no passado, que os produtos desenvolvidos pelos artesãos de Pinheiral sejam levados para outras cidades, carregando o nome e o trabalho dos nossos artistas. Pinheiral é um berço de cultura, com artistas para todos os gostos – afirmou.

De acordo com a secretária da SEMECULT, Aline Gouvêa, a loja é de fácil acesso e foi reformado para ser parte do roteiro turístico da cidade, visando atrair turistas e expandir as vendas.

- A reabertura da Loja do Artesão é uma maneira de fomentar as vendas dos artistas na cidade para que os artesãos tenham a oportunidade de expor e vender seus produtos. Hoje é mais uma etapa de um projeto que está sendo construído na gestão do prefeito Ednardo Barbosa e da vice Sediene Maia e que eu sinto orgulho de fazer parte por amar Pinheiral. Ficamos muito felizes em ter mais essa conquista- ressaltou a secretária.

A diretora de Cultura Tânia Amorim agradeceu o apoio do Prefeito Ednardo Barbosa, da vice-prefeita Sediene Maia, a toda a equipe da SEMECULT e aos artesãos que promovem a confecção de produtos diversificados.

- Conhecemos a história do artesanato e sua relevância para o município é um momento muito importante conseguirmos reabrir o local e promover as vendas e exposições dos produtos diariamente- falou.