Noticias

Maternidade de Pinheiral conclui treinamento sobre cuidados com o recém-nascido

Atividade para técnicos de enfermagem fortalece a segurança no atendimento na sala de parto

 

A Maternidade Municipal de Pinheiral concluiu esta semana um ciclo de treinamentos internos voltados para a equipe de técnicos de enfermagem, com foco no tema “Cuidados com o recém-nascido na sala de parto”. A capacitação, ministrada pela pediatra Dra. Ana Carolina Macedo, ocorreu em oito encontros realizados entre julho e agosto, reunindo profissionais de diferentes turnos para facilitar a participação de toda a equipe.

Durante as atividades, vinte técnicos de enfermagem participaram ativamente das simulações práticas, compartilhando experiências e revisando protocolos que fazem parte do atendimento imediato ao recém-nascido.

A pediatra explicou que os primeiros instantes de vida exigem atenção redobrada da equipe. “Logo após o nascimento, o recém-nascido precisa de cuidados essenciais para se adaptar à vida extrauterina. É fundamental garantir a estabilização térmica para prevenir a hipotermia, avaliar a vitalidade por meio da respiração, frequência cardíaca, cor e resposta a estímulos, além de manter o monitoramento contínuo dos sinais vitais. Cada uma dessas ações faz diferença para assegurar uma assistência eficaz e segura ao bebê”, destacou Ana Carolina.

Ainda segundo a pediatra Dra. Ana Carolina, a capacitação foi fundamental para padronizar condutas e fortalecer a segurança assistencial. “Nosso objetivo foi preparar a equipe para agir com segurança e agilidade em situações que exigem cuidados imediatos ao recém-nascido. Investir nesse treinamento significa salvar vidas e oferecer um atendimento cada vez mais qualificado às famílias”, destacou.

Gabriella Sant’Anna, enfermeira do Núcleo de Educação Permanente (NEP) e do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), informou que iniciativa reforça o compromisso da instituição com a formação continuada e a qualidade assistencial, garantindo que as mães e bebês recebam cuidados cada vez mais seguros e humanizados. “Esse ciclo de capacitações fortalece nossa prática diária e dá mais confiança aos profissionais. Quem ganha com isso são as famílias que chegam até nós para um momento tão especial que é o nascimento”, acrescentou.

A Maternidade Municipal de Pinheiral realiza, em média, 20 partos por mês, oferecendo um atendimento seguro e humanizado às gestantes. Somente neste ano, a unidade já contabilizou 111 nascimentos.