Pinheiral promove reunião para atualização do Plano de Contingência de Medidas de Emergência

Encontro aconteceu no auditório da Prefeitura

Na manhã desta segunda-feira, 13, o Departamento de Defesa Civil de Pinheiral, vinculado à Secretaria Municipal de Governo, realizou uma reunião com diversos setores da Prefeitura Municipal do município para atualização do Plano de Contingência da cidade, visando preparar as equipes para os períodos chuvosos que se aproximam e estabelecer os procedimentos a serem adotados pelos órgãos envolvidos.

O plano de contingência é um planejamento de medidas a serem adotadas para ajudar a controlar uma situação de emergência. Com isso, é possível minimizar os prejuízos e consequências negativas. O documento registra o planejamento que foi elaborado a partir de estudos dos cenários de riscos do município, estabelecendo procedimentos para ações e descrevendo os procedimentos técnicos e administrativos a serem adotados pelos órgãos envolvidos direta ou indiretamente na resposta a emergências e desastres relacionados a estes eventos naturais.

Participaram da ação, o coordenador da Defesa Civil de Pinheiral, Dickson Wigman, engenheiro civil, Rodrigo Blazutti, a assistente administrativa, Lara Andrade, os operacionais, Alan Gentin , Alex Sandro Magalhães e demais setores que foram representados por servidores.

O secretário de Governo, Estanislau Corrêa, afirma que o trabalho preventivo é muito importante para alinhar os serviços, direcionar a prevenção e as medidas a serem tomadas para auxiliar as pessoas atingidas por intempéries da natureza.

- Os períodos chuvosos se aproximam e com isso, muitos ventos e chuvas intensas e quando se trata da natureza, nunca se sabe o que pode acontecer. Além disso, o processo de conscientização da população é primordial para reduzirmos os danos causados ao município por eventos relacionados a esse período intenso- destacou.

O diretor da Defesa Civil, Dickson Widmann, destacou que é necessária uma ação conjunta de todas as secretarias no plano de contingência para que o município esteja preparado para agir em situações de emergência.

- Estamos sempre atualizando o plano de contingência em conjunto com diversos setores do Poder Executivo Municipal e quem ganha com essa ação é a população – disse.