Pinheiral realiza 4ª Conferência de Políticas para as Mulheres

Evento marca a retomada do diálogo e do planejamento de políticas públicas voltadas ao público feminino
Na tarde de ontem (23), a Prefeitura de Pinheiral, através do Conselho Municipal de Assistência Social e da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, promoveu a 4ª Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres com o tema, “Democracia, igualdade, conquistas para todas”. Realizada após uma década sem edições, a conferência foi realizada na Casa da Cultura e representou um marco no fortalecimento das ações e estratégias voltadas às mulheres do município.
Durante a abertura, a secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Cláudia Cambraia, destacou a importância da construção coletiva de políticas que contemplem tanto o presente quanto o futuro das mulheres pinheiralenses. “Esse é um momento não só de diagnóstico, mas de construção coletiva. É hora de escrever políticas para as mulheres e também para as meninas. Planejar o futuro das meninas da nossa cidade, que serão mulheres em breve, é minha responsabilidade como gestora e como cidadã desta cidade”, afirmou.
A representante da Secretaria de Estado da Mulher, Giulia Luz, participou da conferência e destacou o simbolismo do encontro como um espaço de avanço, escuta e construção de esperança. “Este é um momento de reflexão sobre o futuro, mas, acima de tudo, de fortalecimento do presente. Eventos como este nos mostram que é possível construir um caminho de mais dignidade, segurança e protagonismo para as mulheres de Pinheiral.”
O prefeito Luciano Muniz reafirmou o compromisso da gestão com o fortalecimento das pautas femininas e lamentou a ainda reduzida participação das mulheres em espaços de decisão. “Precisamos de mais mulheres ocupando os espaços de decisão. Fico muito feliz ao ver esta casa cheia de mulheres da sociedade, debatendo temas tão importantes. É fundamental discutir os desafios e, acima de tudo, garantir sustentação e suporte de vida para essas mulheres”, destacou o prefeito.
A conferência contou com a palestra de Daniele do Val, assistente social e mestre pelo UNIFOA, que abordou a temática com profundidade e apresentou dados relevantes, além de propor reflexões importantes para o avanço das políticas públicas na área.
O evento contou ainda com a presença do vice-prefeito Jaílson Rodrigues, dos vereadores Tânia Amorim, Ronilton Assis (Ronilton do Cruzeiro), Charles Santos (Charlinho) e Rodinelle José (Canário), do Sargento Soares, representante da Patrulha Maria da Penha, além de representantes da sociedade civil e movimentos sociais.