Noticias

Pinheiral realiza seletiva municipal para a Olimpíada Brasileira de Foguetes

Iniciativa mobilizou toda a rede pública de ensino e incentivou ciência, tecnologia e inovação

 

A Secretaria Municipal de Educação promoveu, no dia 8 de maio, a seletiva municipal para a Olimpíada Brasileira de Foguetes (OBAFOG), com a participação de estudantes da rede pública. A adesão ao projeto teve como objetivo incentivar o interesse dos alunos pela ciência, tecnologia e inovação, de forma prática e envolvente.

 

A iniciativa mobilizou todas as unidades escolares desde março, em fases internas que antecederam a grande final realizada nesta quarta-feira (08). As etapas realizadas nas escolas, foram divididas em três níveis Nível 1 (Educação Infantil, 1º e 2º período, e 1º e 2º ano do Ensino Fundamental), Nível 2 (3º, 4º e 5º ano do Ensino Fundamental) e Nível 3 (6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos).

 

Na manhã da seletiva final, os melhores foguetes construídos pelos alunos do 6º ao 9º ano das Escolas Municipais Rosa Conceição Guedes, Maria do Carmo Fadul Ferreira e do Centro Municipal de Ensino Roberto Silveira, previamente selecionados nas etapas anteriores, foram lançados no campo do Bairro Palmeiras.

 

Com a marca de 128 metros, a equipe da Escola Municipal Maria do Carmo Fadul Ferreira sagrou-se campeã municipal. Os alunos Yan Miguel Andrade, Bernardo Sérgio Ferreira e Isaac Andrade representarão o município na etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Foguetes, prevista para ocorrer entre agosto e dezembro, em Barra do Piraí.

 

A segunda colocação ficou com a Escola Rosa Conceição Guedes, com um lançamento de 80 metros. O terceiro lugar foi para o Centro Municipal de Ensino Roberto Silveira, com a marca de 60 metros.

 

A cerimônia de premiação foi realizada no Centro Municipal de Ensino Roberto Silveira. Além de medalhas e brindes personalizados para os vencedores das etapas iniciais, a escola campeã recebeu um telescópio como prêmio, reforçando o compromisso com a valorização da ciência nas escolas públicas.

 

O Secretário Municipal de Educação, Luciano Marins, destacou a importância de promover experiências como essa no ambiente escolar - “Nossa ideia é trazer cada vez mais atividades lúdicas e significativas para os alunos. A Olimpíada de Foguetes mostrou que é possível aprender ciências de forma divertida e prática. Queremos ampliar esse tipo de iniciativa em nosso município” - disse.

 

Esta foi a primeira vez que o município organizou uma etapa local envolvendo toda a rede de ensino, com o objetivo de selecionar representantes para a competição nacional.