Pinheiral recebe exposição ‘Línguas Vivas – Tirinha na Educação’ em parceria com o SESC-RJ

A expectativa é atrair crianças de todas as idades

Com o objetivo de promover a interação e diálogos sobre as linguagens, a Prefeitura de Pinheiral, por meio da Secretaria de Educação e o Sesc-RJ (Serviço Social do Comércio do Rio de Janeiro), unidade de Barra Mansa realiza  de 11 a 29 de setembro, na Biblioteca Pública Prefeito Aurelino Gonçalves Barbosa, a exposição “Línguas vivas – tirinha na educação”. A mostra será aberta ao público e as visitações podem acontecer de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30.

Línguas Vivas apresenta nove módulos expositivos com 36 tiras (doze de cada artista). O projeto conta com obras do cartunista brasileiro Alexandre Beck, criador do personagem Armandinho, do argentino Ricardo Liniers criador de Macanudo e do americano Bill Watterson responsável pelas tiras de Calvin & Haroldo, um dos maiores sucessos dos quadrinhos.

Em 12 de setembro, terça-feira, acontecerá na Biblioteca Pública da cidade a abertura oficial do evento a partir das 14 horas e contará com apresentação cultural, mesa com os escritores locais, coquetel e visita a exposição.

Nos dias 11 a 15 de setembro, as  nove creches municipais visitarão a exposição, de 18 a 26, Escolas Municipais e de 27 a 29, aberta ao público em geral e as demais instituições.

O secretário de Educação, Fernando Cabral convida os estudantes para participar do evento e afirma que assuntos como a reflexão e o universo lúdico serão apresentados ao público.

- Será uma exposição bem atrativa e interessante. Esperamos chamar a atenção dos alunos e que eles consigam através de desenhos e pinturas, mostrar o que estão vivenciando com a experiência. Vão ser dias especiais que muito contribuirão para o conhecimento de cada um- destacou.

Para a diretora de Departamento Integral, Joelma Alvernaz, as atividades promovem a interação infantil e uma maior percepção sobre a leitura.

- Essa exposição visa despertar na criança o interesse por diversos tipos de leitura como a história em quadrinhos e gibis, que são importantes, principalmente na fase de alfabetização. Esse modelo de leitura não atinge apenas crianças, mas sim, jovens e adultos e por este motivo, iremos disponibilizar um dia para que a turma de Educação de Jovens e Adultos(EJA) do Centro Municipal de Ensino Roberto Silveira prestigie o momento- disse.