Pinheiral se junta a outros municípios para regionalização da Casa Abrigo para mulheres vítimas de violência

Representantes de 05 municípios se reuniram para formalizar trabalho conjunto

O município de Pinheiral se uniu a outras cidades da região para trabalharem juntos pela regionalização da Casa Abrigo, local que servirá de acolhimento para mulheres vítimas de violência doméstica ,que estejam correndo risco de morte. O ato foi oficializado na tarde da última quarta-feira (31), no gabinete do prefeito da cidade de Volta Redonda, Antônio Francisco Neto e contou com a presença do prefeito de Pinheiral Ednardo Barbosa, da Secretária de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH), Patrícia Rivello, além de representantes das cidades de Barra do Piraí, Barra Mansa, Volta Redonda e Vassouras que realizaram a formalização do Termo de Cooperação.

Vale destacar que o município de Pinheiral conta com o Centro de Atendimento à Mulher (CEAM), localizado na Rua Bulhões de Carvalho, nº151, bairro Rolamão, que é o serviço responsável pelo atendimento à mulher em situação de violência e proporciona acolhimento, atendimento social, psicológico e orientação jurídica individual ou em grupo, visando promover a ruptura da situação de violência. As atividades realizadas se propõem a desenvolver a autonomia das usuárias do serviço, contribuir com o rompimento do ciclo de violência doméstica, através da participação em oficinas e grupos de reflexão, para recuperação e/ou elevação da autoestima e reconhecimento do exercício de seus direitos.

O acolhimento das vítimas de violência doméstica será realizado pela equipe multidisciplinar do CEAM em parceria com a Casa Abrigo.

Para o prefeito Ednardo Barbosa, dar apoio a essas mulheres que sofrem violência é uma maneira de possibilitar a elas uma reintegração social.

- Sabemos que os números de casos de violência contra a mulher são alarmantes e crescentes, assim como o feminicídio e em grande parte das ocorrências, as mulheres precisam ser retiradas do convívio com o seu agressor e não têm onde se refugiar. Nós que estamos à frente do poder público, assim como os demais representantes que aqui estiveram, vamos preparar um espaço com equipe qualificada que possa atender essas vítimas e apoiá-las de forma acolhedora- disse o prefeito.

De acordo com a secretária, Patrícia Rivello, no encontro foi possível discutir ações que devem ser adotadas por cada município para proteger as vítimas e prestar um serviço de acolhimento.

- Essa reunião foi mais um passo que podemos dar visando proteger às mulheres contra os tipos de violência. Vamos intensificar o atendimento e mostrar que elas podem contar com o apoio da Prefeitura de Pinheiral, com a secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos e com o CEAM da cidade para as ajudarem no que for preciso- destacou a secretária.

Em caso de violência doméstica, ligue para a Central de Atendimento à Mulher, pelo número 180, para a delegacia de Polícia Militar 24 3356-0085, 101ª Delegacia de Polícia 24 3356-6641 ou para o CEAM 24 3356-3084 ou 24 99846-5879.