Noticias

Pinheiral sedia Reunião da ADR Sul Fluminense e reforça compromisso com a educação

O encontro reforça parcerias para educação, empreendedorismo e valorização cultural

No último dia 26, o Centro Municipal de Ensino Roberto Silveira foi palco de uma importante reunião promovida pela ADR Sul Fluminense. O encontro reuniu representantes da educação, gestores municipais, integrantes da sociedade civil e parceiros institucionais, como o Sebrae, com o objetivo de fortalecer ações voltadas à valorização da identidade local, ao empreendedorismo e à qualificação educacional.

 

A ADR Sul Fluminense é uma entidade civil de direito privado, sem fins lucrativos, com autonomia administrativa e financeira. Constituída como associação, é composta por membros voluntários da sociedade civil dos municípios do Médio Paraíba. Sua missão é promover ações estruturantes para o desenvolvimento sustentável da região, contribuindo para melhorias na qualidade de vida, mobilidade, educação básica, tecnologia, inovação e turismo.

 

A atuação da ADR se organiza em torno de quatro eixos estruturantes: Educação, Mobilidade, Tecnologia e Turismo. Cada eixo é liderado por representantes regionais que elaboram, em conjunto, um plano de ações, orientado pelas necessidades e potencialidades locais.

 

Durante a reunião, a anfitriã e superintendente pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Lucrécia Souza, deu as boas-vindas aos participantes e destacou a importância de encontros como esse para consolidar iniciativas que valorizem a riqueza cultural e social do município – “"Esses encontros são fundamentais para fortalecer as nossas ações e reafirmar o compromisso com uma educação que valorize a riqueza cultural e social do nosso município. É por meio do diálogo e da troca de experiências que conseguimos construir políticas educacionais mais inclusivas e significativas para a nossa comunidade" – declarou.

 

Como parte da programação, o evento contou com uma apresentação do grupo de Jongo de Pinheiral, que emocionou o público ao resgatar e celebrar as raízes afro-brasileiras presentes na cultura local.

 

Fernando Vitorino, responsável pelo eixo de Educação na ADR, apresentou os tópicos da pauta, ressaltando a relevância da parceria com o Sebrae no desenvolvimento de programas como o PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola).

 

Representantes do Sebrae, por sua vez, destacaram a importância de capacitar escolas e pequenos negócios para atuarem em compras públicas, fortalecendo o empreendedorismo local e promovendo transformações sociais a partir do ambiente escolar.

 

Uma feira de iniciação cientifica também foi apresentada aos participantes para que os municípios possam participar. A MostraSulF (Feira de Ciências, Tecnologia, Saberes Tradicionais e Inovação do Sul Fluminense) será realizada de 23 a 25 de outubro, na Ilha São João.

 

A reunião foi encerrada com propostas para futuras capacitações de diretores escolares e fornecedores locais, reafirmando o compromisso da ADR Sul Fluminense com a educação de qualidade e o desenvolvimento integrado da região.