Pinheiral terá Sala Lilás para atendimento a mulheres vítimas de violência

Espaço é fruto de uma parceria entre a prefeitura e a PM, por meio da Patrulha Maria da Penha
O prefeito de Pinheiral, Luciano Muniz, recebeu em seu gabinete o tenente-coronel Moisés Pinheiro Sardemberg, comandante do 28º Batalhão da Polícia Militar, para a assinatura do convênio que garante a criação da Sala Lilás no município. A iniciativa é uma importante parceria com a PM e vai permitir que Pinheiral conte com uma base da Patrulha Maria da Penha, voltada ao atendimento humanizado de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar.
A Sala Lilás funcionará na nova sede da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, localizada na Praça Teixeira Campos, no Centro da cidade.
Além do prefeito, participaram da reunião o tenente Anderson, coordenador da Patrulha Maria da Penha; a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Cláudia Cambraia; o subsecretário da pasta Jorge Luiz Gomes, a coordenadora do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) de Pinheiral, Carolina Cardoso de Oliveira, além de policiais militares que compõem a patrulha Maria da Penha.
O município já conta com o CEAM, que oferece orientação psicossocial e suporte jurídico às mulheres em situação de violência, funcionando como uma peça fundamental na rede de proteção. A implantação da Sala Lilás vem para somar forças a esse trabalho, promovendo ainda mais integração entre a assistência social, segurança pública e direitos humanos.
“Estamos dando mais um passo firme na construção de uma cidade segura e justa para todas. A criação da Sala Lilás representa mais proteção, acolhimento e respeito às mulheres. Agradeço à Polícia Militar pela parceria e à nossa equipe que vem trabalhando com responsabilidade nessa pauta tão importante”, afirmou o prefeito.
A secretária Cláudia Cambraia também reforçou o papel da rede de proteção.
“A Sala Lilás será um espaço de escuta qualificada e apoio. Com a atuação conjunta da PM, do CEAM e da nossa equipe técnica, garantimos um atendimento mais acolhedor, eficaz, com o olhar humano e especializado para que as mulheres se sintam mais seguras e confortáveis”, disse.
A expectativa é que a Sala Lilás entre em funcionamento em breve, fortalecendo as ações de enfrentamento à violência contra a mulher em Pinheiral.