PREFEITO EDNARDO BARBOSA FAZ BALANÇO DE 2022 E PROJETA PRÓXIMO ANO COM IMPORTANTES OBRAS EM PINHEIRAL

Gestor também falou sobre a situação financeira da cidade e reiterou o compromisso com a população

Com mais um ano chegando ao fim, o prefeito Ednardo Barbosa faz balanço sobre sua gestão pós-pandemia e comemora os investimentos nos mais variados setores realizados em Pinheiral em 2022. O gestor destacou o excelente momento financeiro que vive a cidade, agradeceu aos colaboradores e reiterou o seu compromisso com a população. E mais: falou sobre as importantes obras para Pinheiral em 2023, a pavimentação de todo o bairro Varjão e a retomada da construção da creche do bairro Cruzeiro.

- Posso considerar 2022 um dos melhores anos desde que assumi a administração municipal. Com dinheiro nos cofres públicos, controle das contas e eficiência fiscal, foi possível realizarmos inúmeros investimentos desde a infraestrutura até a implementação de serviços e programas sociais, aquisição de veículos e equipamentos e inaugurações, um salto significativo para o progresso da nossa amada Pinheiral, realizados com recursos próprios e de emendas parlamentares. Ninguém faz nada sozinho, agradeço a minha companheira de trabalho, a vice-prefeita Sediene Maia, ao meu secretariado, diretores de departamentos e demais servidores públicos, além da Câmara de Vereadores, os deputados federais, delegado Antônio Furtado e Dr. Luiz Antônio Corrêa, estadual, Gustavo Tutuca, pelas emendas e indicações e ao governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, por olhar pela nossa cidade. Gratidão! Aproveito a oportunidade para reiterar o meu compromisso com a população, na expectativa de que 2023 seja um ano ainda mais produtivo que 2022 - disse o prefeito.

De acordo com ele, na infraestrutura foram realizadas importantes obras de contenção de encostas, pavimentação e recapeamento asfáltico, as construções, da sede própria da Casa Abrigo que acolhe crianças em situação de vulnerabilidade e da primeira praça do bairro Chalé.

- Concluímos a construção do ginásio poliesportivo do Parque Maíra, recuperamos estradas da área rural por meio do programa AgroRJ, o canteiro central do bairro Paraíso está em reforma. A pavimentação asfáltica do Loteamento Novo no Parque Maíra está quase concluída e vai atender a 1,2 mil famílias, há 14 anos esperando pelo serviço que faz parte de um pacote de obras de asfaltamento do governo do Estado que contemplou ainda o área industrial, também no Parque Maíra, as ruas José de Souza Lima e Jorge Gregório dos Santos, no Chalé e a Avenida Nilton Penna Botelho, com a recuperação asfáltica de toda a extensão da via, principal acesso a Volta Redonda. A reforma das Praças Brasil, Teixeira Campos e construção de área de lazer no Cruzeiro II, também no pacote de obras, estão em andamento – elencou.

Com recursos próprios no valor de mais de R$ 2 milhões Pinheiral tornou-se 100 % LED.

- A substituição das luminárias tradicionais por LED é um avanço enorme para economia de recursos públicos, bem como para se lançar no modelo de cidade inteligente, com eficiência energética, mais segura e moderna. Creio que esse será um dos marcos da minha gestão - disse o prefeito.

Ednardo destacou ainda que a gestão não tem economizado na reforma de prédios públicos, cujo objetivo é oferecer melhores condições de atendimento à população e trabalho aos funcionários.

- Estamos atuando nas reformas das Secretarias de Saúde e Educação, Clínica de Fisioterapia que terá capacidade para atender em outras áreas e mais pacientes, escolas e sede da prefeitura – reforçou o prefeito.

Na área da saúde Pinheiral também conquistou muitos avanços, com a aquisição de novo raio-x com capacidade para imagens digitalizadas, mamógrafo, aparelho de ultrassonografia e equipagem da clínica de oftalmologia, sala de estabilização e centro cirúrgico, além da contratação de serviços, o de hemodiálise no leito por exemplo, como ressaltou Ednardo.

- Para nós prestar o maior número possível de serviços dentro do nosso hospital e evitar o deslocamento do paciente para outras localidades, muitas vezes no Rio de Janeiro, é uma grande conquista. Estamos buscando atender a população da melhor forma possível. Para isso temos investido na compra e contratação de equipamentos – frisou Ednardo.

O prefeito adiantou que muitas outras obras já passaram por processo licitatório, contam com recurso alocado e empresa vencedora e serão iniciadas já nos primeiros meses do ano que se aproxima.

- Na lista a reforma do Pronto Socorro e Hospital Municipal, um investimento de mais de R$ 6 milhões, pavimentação do bairro Varjão, de ao menos 18 escadões, importantes vias de acesso utilizadas pelos moradores, construção de contenção de encostas em áreas de risco identificadas pela Defesa Civil, construção de área de lazer e uma unidade de saúde da família, no bairro Jardim Real, retomada da construção da creche do bairro Cruzeiro, e a construção do Centro Dia para idosos, que atenderá inicialmente a 30 pessoas idosas com atividades e refeições, entre outros. Aos poucos vamos beneficiando todos os setores, bairros e localidades transformando Pinheiral numa cidade ainda melhor de se viver – finalizou.