Prefeitura de Pinheiral descentraliza atendimentos aos cadastros do Programa Bolsa Família

A medida facilita o acompanhamento às famílias inseridas no Programa

Com objetivo de melhor atender beneficiários do Programa Bolsa Família, a Prefeitura de Pinheiral, por meio da Secretaria  de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH) e do Programa Bolsa Família, descentralizou os atendimentos ao público por área  nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município.  A medida facilita o acompanhamento das famílias no cumprimento dos serviços e beneficia inúmeras pessoas.

A cidade de Pinheiral tem demonstrado notáveis avanços no âmbito do Programa Bolsa Família, apresentando resultados excepcionais em Assistência Social, Saúde e Educação, conforme dados recentes. A qualidade do trabalho teve como resultado um aumento de recurso no repasse do índice de Gestão Descentralizada (IGD) do programa. Na Assistência Social, a taxa de atualização cadastral atingiu 88,5%, superando a média nacional de 86,7%, evidenciando o sucesso em alcançar as famílias que necessitam de atualização cadastral.

Na área da saúde, a cobertura alcançou 88,4%, enquanto a média nacional foi de 78,9%, indicando um acompanhamento exemplar da agenda de saúde no município. Quanto à Educação, o índice de acompanhamento atingiu 85,8%, superando a média nacional de 80,0%.

O Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda, direcionado às famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o País, de modo que consigam superar a situação de vulnerabilidade. Ele busca garantir o direito à alimentação, acesso à educação e à saúde.

Pinheiral conta atualmente com a Coordenadora do Cadastro Único e Bolsa Família Ana Carolina da Silva Carvalho e as cadastradoras Flanciana Aparecida Bahia Pires Reis, Gilmara Adriana Machado Barbosa e Caroline Dutra, que estiveram empenhadas em ampliar, descentralizar e qualificar o atendimento à população, mediante o avanço nos índices de atendimento.

De acordo com a secretária da pasta, Patrícia Rivello, a conquista reflete o êxito da descentralização dos atendimentos dos CRAS da cidade, proporcionando maior eficiência e precisão aos usuários.

- A superação dessas metas destaca o comprometimento das políticas de Assistência Social, Saúde e Educação em assegurar que as famílias em situação de vulnerabilidade recebam o suporte necessário. Em suma, Pinheiral destaca-se como um exemplo de eficiência na implementação e gestão de programas sociais essenciais para a comunidade- disse a secretária.